www.stone-ideas.com

Design: Paralelepípedos em finas camadas

(Março 2008) A empresa belga VASP oferece paralelepípedos e pedras de calçamento cortados em chapas delgadas. Os blocos são cortados com serra de diamante em chapas de 2 centímetros de espessura, que podem ser coladas no assoalho como se fossem parquets. O fundador da empresa, Filipe van Aelst, especialista da firma para estas técnicas de corte, foi quem desenvolveu o produto. Segundo van Aelst, a idéia partiu de uma tentativa de inovar no campo da reciclagem de materiais: após suas empreitadas de pavimentação de ruas, percebeu a grande quantidade de pedras asfaltadas, que por isso não mais podiam ser utilizadas e estavam destinadas ao triturador.

Há um ano e meio a empresa oferece o produto e, conforme seu fundador, „a procura é tremendamente grande”. Os belgas adoram as pedras de seus calçamentos”, comenta, e agora podem adornar com elas seus apartamentos ou mesmo interiores de shopping centers. As chapas não são baratas e mesmo assim estão entre as soluções de calçamento mais utilizadas na Europa.

Até o momento, ele e sua empresa de quatro funcionários sediada em Malle, nas imediações de Antuérpia, cortam pessoalmente porfírio belga e granito sueco com uma máquina por eles mesmos desenvolvida. Futuramente, van Aelst quer experimentar com outras pedras e também grandes peças de sílex: a partir do seixo se consegue chapas de calçamento redondas.

VASP