www.stone-ideas.com

Arte: semente a partir de granitos de 70 t

(Maio 2008) O bloco de granito é enorme e está situado no centro no Projeto Eden na cidade condado de Cornwall. Este pesa 70 t e foi duas vezes moldado como um pino de pinheiro. Nas instalações, que têem o objetivo de ser um centro de aprendizagem e que provém de grandes estufas assim como de jardins, deve esta obra de arte „a Semente“ („the Seed“) dar a devida importância ao mundo das plantas fazer com que esta importância seja entendida para a uma vida na terra.

O artista Peter Randall-Page trabalhou durante quatro anos na peça. Primeiro, ele buscou uma pedreira em Cornwall onde um fragmento com a dimensão de 5 m de altura e 176 t de peso pudesse ser extraído de um monte. Depois ele deu ao fragmento durante todo um mês a forma oval de um pino e uma superfície inspirada na florescimento de um girassol. A rocha é constituída de 1800 escamas ordenadas em linhas de maneira característica. A exibição foi também em si uma obra de arte, pois a obra teve de ser baixada através do teto, onde só haviam poucos centímetros para o trabalho com todo o peso. Esta falta de espaço estendeu-se no salão, onde entre „the Seed“ e a parede a distância nao era mais que 2.50 m. O artista nao quis com isso criar claustrofobia nos visitantes, e sim levá-los a sentir quão grande é a natureza e quão entrelaçados são os processos entre si. Este ato tem como objetivo „dar à sala uma atmosfera meditativa e de contemplamento“, consta em uma declaração à imprensa, o que deve de mais uma vez apoiar a definição do Projeto Eden: „semear idéias para o século 21 e trabalhar num mundo no qual vivemos“.

Aliás: As linhas sobre a superfície da „the seed“ movem-se e são ordenadas de uma forma matemática sofisticada como no florescer de um girassol. As chamadas Ordem-Fibonacci provam que cada pétala recebe a luz adequada, apesar de ter de dividir espaço com tantas outras. A planta ainda ajuda mais no que gira a sua flor sempre em direção ao sol. E é por isso que um campo de girassóis sempre parece está virado para uma única direção.

História da criação de „the Seed“

Peter Randall-Page

Projeto Eden

Fotos de girassóis