www.stone-ideas.com

Stone Stories: Bola de futebol com 2008 mm de espessura

(Junho 2008) Trabalho artesanal da melhor qualidade está sendo investido na bola de granito, a qual foi criada pelo artesão-mestre austríaco Helmut Moser. E apesar ou exactamente pelo fato de a obra ser oca, sem base de sustentamento, esta é constituida por 10 cm de pedra rígida na cobertura. O artesão, dono de uma empresa de porte pequeno na cidade de Seekirchen, nos arredores de Salzburgo, não seria capaz de criar esta obra de maneira massiva, já que mesmo sendo oca a bola de futebol, monumento para a Copa Européia de 2008, pesa no total 2,4 t.

De 7 a 29 de Junho a Copa Européia acontecerá na Austria e na Suiça. Para Helmut Moser não havia melhor oportunidade de mostrar seu trabalho que fazer uma bola de futebol de pedra em razão deste acontecimento com cobertura da imprensa mundial. A bola de futebol de Helmut Moser foi posta em frente ao estádio de Salzburgo sobre um pedestal de Untersberger Kalkstein, facilmente encontrada na região. O „couro“ da bola provém de 20 hexágonos claros de Granito Tarn e de doze pentágonos de granito Impala.

Somente o criar de todos os cantos da obra já fala pelo trabalho de arte desta por si. Estes são conectados através aço inoxidável. O que gerou um trabalho minuncioso durante o processo de criação, uma vez que a precisão do trabalho de enquadramento era de somente 10 mm.

E não paramos por aí: cada parte que pesa entre 63 e 75 kilos foi encaixada de maneira manual. Por fim trabalhou-se a superfície da esfera dando assim o visual de um bola de futebol à peça: Os hexágonos e pentágonos são bujardados e aplainados.

Como Helmut Moser escreveu numa resposta à BusinessStone.com: ele fez uso somente de processos tradicionais de artesanto manual; „a peça é construído com o aprimoramento técnico que nós os artesãos aprendemos.“ Porém foi necessário um trabalho extra de cálculo para que cada peça encaixa-se na outra.

E mais um detalhe: esta obra prima têm exatamente 2008 mm, o ano que a Copa Européia acontece.

Helmut Moser Steinmetzmeister

Copa Européia 2008