www.stone-ideas.com

Arquitetura: Palavras na parede para lembrar

Newseum1(Junho 2008) Bem visível é a escritura na parede, a qual diz que o congresso dos Estados Unidos da América nao devia criar a lei que reprime a liberdade de expressão e de opinião da imprensa, palavras estas gravadas em letras enormes na placa de mármore que cobre a fachada do novo museu para os meios de notícia Newseum na capital americana. No texto original consta o primeira artigo adicional da constituição dos E.U.A.

A placa com a escritura pesa de 175 t e tem o diâmetro de 22,5 por 15,80 m. É feita a partir de mármore Tennessee na cor rosa, o qual é um material nacional e que foi já há muitas gerações bastante usado em prédios na capital, como no Capitol, como pode-se ler no website da firma fornecedora Tennessee Marble, com base em Friendsville.

Esta nova atração da capital americana foi inaugurada em abril de 2008. O orçamento da obra está avaliado em 450 milhões de dólares. Alí pode-se ver fotos históricas de páginas de jornais, assim como helicópteros ou stélites transmisores de canais de televisão. O visitante pode assistir a mais de algumas cem horas de filmes, jogar no computador ou tentar a carreira de redator na sala Newsroom.

A exposição conta porém não somente os momentos brilhantes da Mídia, e sim também suas falhas. Como por exemplo a gravação da Chicago Daily Tribune de 3 de novembro de 1948, na qual noticiou-se que o novo presidente dos Estados Unidos será Thomas Dewey, enquanto que na verdade houve uma reeleição do presidente Harry Truman.

O Newseum encontra-se nas proximidades do Capitol e da Casa Branca e oferece uma vista muita interessante da cidade.

Newseum

Tennessee Marble

Kittner_071114_34922_4_6Enhancer