www.stone-ideas.com

Arquitetura: mais de 80 m de envergadura feita de pedra

O „Global Pagoda“ em maio 2008. Fotos: Global Vipassana Foundation(Julho 2008) A parte interna do pavilhão tem a medida impressionante de 85,30 de diâmetro e é totalmente constituida de rocha ornamental! Essa obra monumental fica perto de Bombay e leva o nome de „Global Pagoda“, a qual supera qualquer superlativo mundial. A tenda central têm o dobro de envergadura que a maior cúpula de pedra natural até então existente, a qual também fica na Índia, em Gol-Gumbaz-Mausoleum em Bijapur e tem o uma envergadura com o comprimento de aproximadamente 30 m. O „Global Pagoda“ tem até o dobro da Catedral de São Pedro no Vaticano, a qual possui uma cúpula com 42,34 metros de diâmetro, assim como o seu Panteão com 43,20 m. Porém aqui há de se destacarar, que a cúpula da Catedral de São Pedro não é feita de Pedra ornamental e sim de tijolo.

O „Gobale Pagode“ será usado como centro de meditação de seguidores de uma crença budista a partir do fim do ano de 2008. Analisando de maneira direta, a obra parece um sino posto no chão com a sua extremidade superior alongada de forma aguda am 96 m de altura.

No início se quis construir o pagode a partir de placas de concreto armado. Mas aí os iniciadores se decidiram pela pedra ornamental, como descrito: „O objetivo é construir algo que dure mais de cem anos“.

A solução para a construção de tal abóboda veio de um arquiteto indiano, que fez uso de um método tradicional e antigo de sobreposição de pedras, o qual permite o equilíbrio de cada fragmento, exigindo porém um trabalho minucioso na colocação de cada pedra.

Tal operação requer um trabalho manual com martelo e talhadeira e formão, para que cada fragmento adquira a forma desejada. Depois faz-se uso da tecnologia mais moderna como serras automáticas CNC. Cada pedra pesa entre 600 e 700 kg. A pedra final pesa 4 t.

Este saguão monumental oferece lugar para meditar para cerca de 8000 pessoas. A obra é inspirada por prédios similares em Myanmar (Birma). Com o objetivo de fazer com que as pessoas lembrem de que apesar de na Índia haver menos pessoas que seguem esta crença, no país vizinho a coisa é bem diferente.

Como complemento ao complexo há mais prédios, dos quais destacam-se mais quatros pagodes menores, uma biblioteca, ofertas de mídia e uma exibição sobre a vida do Buda. Depois de acabado, o teto do pagode será pintado com tinta dourada.

Global Vipassana Foundation

Video

Depois de acabado, o teto do pagode será pintado com tinta dourada. Fotos: Global Vipassana Foundation