www.stone-ideas.com

Arquitetura: Simbiose de pedra e concreto

Simbiose de pedra e cimento.(Outubro 2008) O prédio, já existente desde 1814 em Kanton Wallis, na Suiça, passa de maneira desapercebida e fica ao pé de uma enorme escarpa. Construída a partir de pedra com algumas paredes externas de madeira, foi chegado o momento em que um novo utilizador desta achou por bem instalar alí um ateliê e uma galeria de arte.

O arquiteto Laurent Savioz preservou a maior parte da antiga contrução, criando porém algo totalmente inovador a partir desta: a fachada de pedra permaneceu parte da obra e as paredes de madeira foram substituídas por cimento visível, cuja superfície preservou astutamente as impressões originais da madeira.

Tanto arquiteto quanto mestre de obra preferiram evitar a criação de novas janelas, apesar da maravilhosa vista da paisagem, o que conta como atração marcante da obra, devido a sua localização. Na parte interna também fez-se reformas importantes, como por exemplo o aquecimento central, o ganho de calor e os coletores de energia solar, entre outros, que reduzem o gasto de energia ao mínimo.

As fachadas de pedra natural e cimento dão à obra „um caráter mineral“, é o que se pode ler no website do arquitetto, que por sua vez sublinha o prédio como típica parte conservada da região.

Arquiteto Laurent Savioz