www.stone-ideas.com

Arquitetura: Cristais como piso

Alguns dos cristais.(Novembro 2008) Uma questão de preço: a idéia é criar um piso num pátio de um prédio que é a sede de uma coleção de minerais. O que lhe vêm à cabeça? Birgit Hammer, arquiteta de paisagem de Berlim, teve uma idéia fora do normal. No pátio do palácio saxônico da cidade Freiberg, onde há pouco tempo foi aberta a maior coleção de minerais do mundo chamada „Terra Mineralia“, a arquiteta instalou placas de granito no chão, os quais mostram sete diferentes estruturas de cristais.

O grande desafio foi o de dar a estas estruturas planas uma dimensão tridimensional, pois cristais são de estrutura fórmica. Para destacar este efeito, Birgit Hammer usuou truques tradicionais de canteiros: as placas de granito são visualmente compostas de partes separadas, nos quais os superfícies são aquecidos, suspensos, suspensos de forma mais fina ou cinzelados, o que faz com que as placas aparentem estruturas tridimensionais.

No total foram postos no piso 243 cristais. Cada um com um diâmetro de aproximadamente 2 metros e superfícice de 4,5 m² e espessura de 12 cm. As placas de granito chinês foram alí instaladas com a ajuda de asfalto líquido povilhado com brita fina. A idéia original era a de gravar em cada cristal o seu nome e algumas informações sobre este. O chefe de obra cancelou a idéia para economizar nos custos da obra.

Büro Birgit Hammer (em alemão)

Terra Mineralia