www.stone-ideas.com

Design: Jogos de cores no forno de cerâmicas

(Dezembro 2008) O designer turco Mehmet Isıklı brinca com materiais, pois os seus azulejos considerados fora do normal provêm simplesmente da rocha diábase, o que à primeira vista parece uma mistura de vários materiais. Ele faz uso desta rocha não só na sua versão orginal na cor verde nas suas criações denominadas pelo próprio designer como aRTDiabase. Ele assou as suas peças em forno de cerâmica dando a estas uma nova tonalidade, iclusive uma cobertura parcial de porcelana.

O designer recebe a inspiração para  as estampas de suas peças de obejtos diversos e formas livres. Algumas de suas criações são tão chamativas e interessantes que se aconselha usá-las como objetos de arte isolados. Outras, por outro lado, deixam-se combinar em blocos ou de forma alongada como bordas horizontais. Os azulejos podem ser usados como piso ou na parede, aconselhando-se o uso dos azulejos vitrificados somente nas paredes.

O marketing para a aRTDiabase é feito pela filha do artista, Canay (Mail). Parceira do designer é a a firma turca Demirtas Mining. Esta obtêm a rocha das suas próprias pedreiras. Diábase é considerada uma rocha muito dura, alcansando o nível 7 na escala de dureza de Mohs, que vai de 1 a 10.

Obras do designer na Demirtas Mining

Website do designer (em turco)

Fotos: Demirtas Mining, Mehmet Isıklı