www.stone-ideas.com

Mercados: Emirados esperam 6 % de crescimento no setor da construção civil

       (Janeiro de 2009) Mais de 3.200 empresas de 53 diferentes países expuseram na Feira de Exposições Big 5, em Dubai em Novembro 2008. O número de visitantes ultrapassou os 57.000, o que corresponde a um crescimento seguinte a associação organizadora do evento.

A Feira é a mais significativa para o fechamento de negócios correspondentes a projetos no setor da construção civil na região do Golfo Pérsico, região esta que assumiu um dos papéis mais importantes à nível mundial para o setor de construção civil e de arquitetura. Como exemplo podemos destacar obra gigantescas, tais como a criação de várias ilhas artificiais, arranha-céus comerciais ou de apartamentos privados e hotéis grandiosos. Com estes projetos, os líderes do Governo dos Estados daquela região pretendem estabelecer uma economia estável do Golfo Pérsico através de mais turismo oferecendo para tal hospedagem de porte luxuoso.

Apesar da recessão global, os Emirados Árabes Unidos esperam um crescimento de 6 % no construção civil em 2009, segundo os website da feira (em inglês). É citado um estudo que aborda 3.800 projetos na área da construção civil local e em execução que abrangem um valor financeiro total de 3.400 bilhões de dólares. A maioria dos projetos mencionados neste estudo estão sendo executados na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes. O maior deles é a Silk City no Kuwait (132 bilhões de dólares), seguido pelos Jumeirah Gardens Development, nos Emirados Árabes (95 bilhões de dólares) e pela King Abdullah Economic City na Arábia Saudita (93 bilhões de dólares).

Neste ano o tema em foco da Big 5 foi o „building green“ („construção verde“). Houve uma conferência sobre o assunto. Também este ano foi entregue pela primeira vez o prêmio Gaia . Um representante das autoridades de Dubai fez discurso sobre as novas regras para o setor da construção, para uma maior eficiência do uso da energia e harmonia com meio-ambiente local.

Fonte: Informe 23/2008 da Abirochas (http://www.ivolution.com.br/news/upload_pdf/7006/Dubai2008.pdf)