www.stone-ideas.com

Miscelânea

       (Fevereiro 2009) Update: „O King é nosso“ („ King is Ours“) é o título de uma campanha americana que luta contra a construção do monumento em homenagem à Martin Luther King na China. O Memorial, com um custo estimado em 100 milhões de dólares americanos, deve tomar lugar no centro de Washington D.C. Martin Luther King foi um dos lutadores mais importantes pelos direitos dos negros americanos. O seu discurso mais famoso foi o realizado em frente ao Lincoln Memorial  com o título „I have a dream“, no qual foi exposta a idéia de uma América sem racismo ou preconceito de raça. Martin Luther King foi assassinado em 1968.

Um momento mágico presenciaram geólogos no ano passado, quando durante uma escavação, a broca deparou com um depósito de magma a 2,50 km de profundidade no subsolo. O magma, rocha líquida, subiu alguns metros pelos canos. „Foi uma chance única para pesquisar como se formam granitos“, disse um cientista em um conversa com a BBC.

Um versão moderna da pedra de Rosetta foi desenvolvida por um grupo de filólogos. Com esse disco será talvez possível manter 350.000 meios de armazenamento de informações legíveis por um período de mais do que mil anos. O problema atual é o de que os aparelhos de leitura que lêem os meios de armazenamentos atuais tornam-se rapidamente obsoletos. O Projeto Rosetta faz uso de novo do armazenamento analógico. Os textos, inscritos em níquel, são introduzidos na superfície do disco, o que pode ser lido com um microscópio comum. Assim como a escrita hieroglífica, surgida no Egito, nos trouxe mensagens em três línguas, a pedra de Rosetta pretende trazer desta vez mensagens em todas as línguas do mundo. Pretende-se também distribuir cópias em várias partes do mundo. A pedra de Rosetta, descoberta em 1799 durante a expedição de Napoleão no Egito, encontra-se hoje entre os tesouros do British Museum em Londres, esta é formada a partir de um Granodiorite escuro.

„Realização atual com pedra em arquitetura e design“ é o título de um curso de mestrado na Universidade Politécnica de Milão. O curso de especialização teve início em janeiro de 2009 e tem a duração de dois anos. Público alvo são graduados do próprio país e exterior; especialistas que já trabalhem no setor e firmas que ofereçam um curso de especialização para seus funcionários.

„Austroraptor“, („Ladrão do sul“), é o nome de um dinossauro, do qual encontrou-se o fóssil na Argentina. Com 5 metros de cumprimento, este caçador e carnívoro é considerado por cientistas como o antepassado mais próximo das aves,. Um parente próximo era o Velociraptor da Mongólia, o qual ficou conhecido no filme de Steven Spielberg „Jurassic Park“. Fonte da informação: Informativo DRM-RJ.