www.stone-ideas.com

Miscelânea

    (Abril 2009) Em muitos países europeus acontecerá de 15 a 17 de maio deste ano o European Minerals Day, dia europeu do mineral. Este ano o tema principal é a biodiversidade.

Montanhas podem surgir em questão de segundos, e não ter de durar milhões de anos para aparecerem. É o que escrevem cientistas austríacos na revista especializada Science (12 de dezembro de 2008), trata-se dos montes centrais que são comuns em meio às crateras de meteoritos com tamanhos distintos. Como por exemplo, no Bosumtwi-Lake em Ghana os pesquisadores descobriram que alí o centro do buraco de colisão elevou-se em 1,5 km em um só instante. O especial em tudo é que hoje em dia o monte que se encontra debaixo d´água é feito de um só bloco que se elevou de uma só vez.

No lado oeste do vulcão Cumbre Vieja na ilha canária La Palma há desde a última erupção no ano de 1949 uma rachadura perigosa, onde se a parte que esta para separar-se o fizer há o perigo de um Tsunami com efeitos catastróficos em toda costa oeste e todo este lado do atlântico.

„Aspecto ecológico da rocha ornamental“ é o tema com o qual se ocupa o americano Natural Stone Council com pesquisas científicas (em inglês) entre outros temas: Life-Cycle-Assessment, toda a importância ecológica de todos os materiais durante seu tempo total de utilização. No momento há um estudo sobre este tema que funciona em cooperação com o Center for Clean Products da Universidade de Tennessee.

Como pedra do ano de 2009 foi eleito na Alemanha o basalto. Um ficheiro em pdf (em alemão) informa sobre a origem e o uso desta pedra.

Que os macacos atiram pedras já se sabe. O que é novidade é que num jardim zoológico na Suécia um chimpanzé dirige um projeto mais que „humano“, no qual este armazena de forma autêntica tal munição. Na natureza armazenam chimpanzés pedregulhos com os quais estes quebram as cascas de nozes, o que ocorre somente de forma espontânea e por acaso. Mas o que este chimpanzé sueco faz com as pedras armazenadas? Segundo a revista Current Biology (Bd. 19, S. 5), este atira de forma selecionada nos visitantes (em inglês).