www.stone-ideas.com

Arte: Cabeça-Pedra

„Nereide“, feita de xisto da região de Bretânia, pálpebra feita de marisco recente, altura: 29 cm, 2006.(Abril 2009) Pode-se dizer que ele não tem nada além de cabeças na cabeça. Seja como for, o escultor e pintor alemão Bernhard Nürnberger  transforma todos os blocos de pedra que ele encontra por aí em cabeças humanas. E se uma pedra não a partir do primeiro momento não lhe der a inspiração necessária para uma obra final ele nem a leva consigo. Ele denomina as suas obras como Cabeça-Peças (Kopf-Stücke).

Característica especial no trabalho de Nürnberger é como este trabalha a peça ainda em estado bruto. Pois para chegar ao ponto de dar uma cara à pedra, ele vai até a forma básica da peça.

„A pedra permanece predominante“, esclarece-nos o artista e ainda diz: „Eu também acho bom que eu não tento por-me muito em evidência em relação a obra“, o que o distingue de muitos outros artistas, assim como a forma que Nürnberger tem de falar, ou melhor, de ouvir de forma atenciosa à todos os interessados no seu trabalho.

A „Predominância da Pedra“ (Nürnberger) não é de forma alguma uma doutrina intocável. Ele transformou algumas peças completamente, em outras fez uso de outros materiais externos.
Website com esculturas na homepage de Bernhard Nürnberger (em alemão)