www.stone-ideas.com

Arquitetura: Pétalas de cereja no caminho

Avenida de Portugal, agora Promenada.(Abril 2009) Em Madrid brotam as cerejas, pelo menos na Avenida Portugal, onde estas brotam duplamente, primeiramente nas árvores, que alí se espalham, durante a temporada de cerejeira, a qual está acontecendo no momento, e durante todo o ano nas calçadas. Responsáveis pela obra são os arquitetos do escritório holandês West 8 urban design & landscape architecture  e os colegas espanhóis Mrio arquitectos.

Ponto de partida foi a idéia de que a Avenida de Portugal, a via principal na capital espanhola que liga esta a Portugal ter sido transferida para um túnel. Na cobertura de concreto quis-se então instalar uma área verde, o que facilitou todo o projeto.

Durante o processo do desenvolvimento das idéias de como se faria tudo, começou-se a fazer uma viagem virtual de Madrid para Lisboa e a imaginar o que o viajante veria e vivenciaria, o que trouxe muitas influéncias para esta promenada. Assim chegou-se por exemplo ao uso de cerejeiras como é comum na região de Estremadura, assim como as muitas estampas nos calçamentos lisboetas.

700 cerejeiras foram alí plantadas. E para aplicar as suas flores no calçamento foram convidados especialistas portugueses, os quais fizeram uso de basalto negro e limestone branco.

A estampa em formato grande deu muito trabalho aos artesãos envolvidos no processo, pois geralmente na construção de calçamentos são usadas estampas pequenas e geometricas. Porém os Calceteiros fizeram uso de várias técnicas, inclusive uma vinda do céu: o sistema de navegação via stélite, GPS, que também foi usado e facilitou o trabalho dos envolvidos no processo.

West 8 urban design and landscape architecture

Fotos: West 8 urban design & landscape architecture