www.stone-ideas.com

Arquitetura: Jogo com blocos em estado bruto

Sob os raios do sol da região de Dordogne brilha o calcário como se fosse ouro.(Abril 2009) Blocos debastados têm algo fascinante: a rocha ainda encontra-se num estado bruto absoluto, num estado não-desenvolvido, duro e pesado. Característica esta  não encontrada somente na nos grandes blocos, como também nos pequenos.

Como pode-se criar uma peça a partir de pequenos componentes foi demonstrado pelo arquiteto Bernard Chinours numa quadra de esportes em Dordogne. Chinours criou um muro a partir de uma composição feital por blocos de 160 x 50 x 40 cm. E ao mesmo tempo mostrando, no lado mais visível, os cantos irregulares e ou marcas deixadas pela serra.

O charme da coisa está no fato de que Chinours não empilha os blocos de forma simples, e sim interliga um bloco sobre o outro com a ajuda de peças como se fossem pés de metal, o que provoca um linha horizontal entre as superfícies das rochas a qual percorre todo ao longo de todo o muro. Para que esta linha tenha um efeito horizontal regular trabalha-se tanto a superfície superior quanto a inferior de cada bloco de rocha.

A linha tem um efeito decorativo duplo. Por um lado esta causa um contraste suave das superfícies grosseiras das rochas, por outro lado instala-se elementos luminosos nos 10 cm entre os blocos o que causa um efeito especial durante a noite. A pedra calcária marelada Pierre des Eyzies dá um efeito fantástico sob a luz do sol de Dordogne e na escuridão um efeito totalmente diferente. A quadra de esportes encontra-se na localidade de Coulounieix Chamiers, no sudeste da França. O seu título em francês é Dojo départemental de Dordogne.

Bernard Chinours E-Mail

Fotos: bernard dupuy photographe