www.stone-ideas.com

Miscelânea

    (Maio 2009) Estações, que depois de aeroportos, são as obras prediletas no uso de rocha ornamental, em todo os EUA serão em grande número construídas e reconstruídas. O presidente Obama informou que o governo investirá 8 bilhões de Dólares em 10 vias para trens de alta velocidade. Além disso de cinco em cinco anos haverá um investimento futuro de 1 bilhão de Dólares (1, 2). Mais 1,3 Bilhões estão destinados a aeroportos e infraestrutura destes.

O Setor Pedreiro quer aproximar-se dos clientes com produtos prontos, no caso com um investimento em apresentações em Feiras de Exposições de Design e Decoração de interiores. Este ano a Associação italiana Confindustria Marmomacchine vai apoiar de novo a mostra especial „New Stone Age Design“, que desta vez será realizada em outubro na cidade de Bolonha (em italiano). Reclama-se que em muitas ocasiões a única coisa que se alcansa com as Feiras de Exposições tradicionais é conhecer a concorrência.

Quarzito local dos Vales dos Alpes é o material das Thermas Vals de Peter Zumthor (1, 2, Video em francês). O arquiteto suiço recebu este ano o prêmio Pritzker, o prêmio „Nobel do setor.

Na Polônia briga-se pela liderança entre as Feiras de Exposições do Setor Pedreiro. A novata „Stone“, na cidade industrial de Poznan já tem suas datas para este: de 4 a 7 de Novembro, exatamente nas datas que a já há muito conhecida „Kamien“, acontecerá na cidade de Wroclaw (5 a 8 de Novembro). Ano passado a Feira em Poznan denominou-se „Glass and Stone“.

O Oman, no Golfo Pérsico anunciou um boom no setor da contrução civil. Um website descreve os projetos mais significativos.

Simpópsios de Escultores. Na pequena cidade de Bergen em Alberta no Kanada acontecerá de 15 de Julho a 15 de Agosto o simpósio „Bergen Rocks“. Informações sobre o evento no ano passado, e sobre o do ano passado por Morton Burke (Mail). Em Trondheim na Noruega haverá de 17 a 19 de Julho um Festival de Pedra. Entre os participantes há escultores, artesãos, aprendizes e „todo os que sabem como lhe dar com um martelo e um cinzel“, como descrito no website oficial do evento. Somente para escultores e artesãos é o festival em Salzburg na Áustria de 3 a 5 de Julho. „Sea, sky and unlimited stone“ poderia ser o título dum Workshop para os escultores iniciantes e avançados que ocorrerá de Maio até Setembro oferecido pela Portland Quarry Trust na ilha de Portland, na Grã Bretanha.