www.stone-ideas.com

Mercados: A Turquia pode compensar a crise americana do ano de 2008

      (Maio 2009) Enquanto a economia turca do setor de Pedra Artesanal permaneceu, segundo estatísticas, em 2008 estável, a crise também chegou ao país. No primeiro quarto do ano de 2009 houve uma queda nas exportações em cerca de17 ou 19 %, como foi anunciado pela Associação IMMIB no decorrer da Feira de Exposições de Izmir.

No ano de 2008 houve um crescimento positivo nas exportações de 13,01 % no valor e 8,19 % nas toneladas. Em números foram: 1,395 Bilhões de Dólares sendo 5,116 Milhões de t (veja tabela). Atenção: para chegar à uma estatística de comparação com nível internacional, a BusinessStone.com tirou dos números fornecidos pela IMMIB aqueles de produtos como pedregulhos.

Esse aumento, mesmo durante a crise mundial, se realizou porque os exportadores turcos conseguiram compensar compensando as perdas nos EUA em outros mercados alvo. Houve um crescimento massivo em países onde a religião islâmica domina, tais como os Emirados Árabes, Arábia Saudita, Iraque e Líbia.

O fato de que as exportações para a China serem cada vez mais tentadores compensou a queda no fornecimento para os EUA. O comércio com os EUA em números: -20,35 % em valor, -25,98 % em peso.

Duas coisas podem ser destacadas: como antes, os EUA continuam sendo o cliente mais importante da Turquia para os produtos finais; se falarmos de blocos, a China lidera. Seria exagero falar de uma monocultura, pois apesar de os países situados no campo do meio acompanhar os líderes aqui mencionados, há um campo de ação amplo e diversificado. Além disso, nele, houve um crescimento das exportações no ano de 2008 e há indícios de uma grande diversificação destas.

A se notar é também, que o mármore robou a liderança do travertino no ranking de exportação de chapas.

Ainda mais outra observação: Os exportadores turcos estão de olho nos países da antiga União Soviética, para os quais o fornecimento cresceu significantemente. Os números alí conseguidos com os fornecimentos são baixos, mas estes países são considerados como potencial de crescimento econômico.

IMMIB (Istanbul Mineral and Metals Exporters’ Association)