www.stone-ideas.com

Feiras: Marble Izmir quer chegar ao topo

Para la inauguración, un concierto sinfónico con la imagen de fondo de Ataturk, fundador de la nación.(Maio 2009) Os objetivos são ambiciosos e foram numerados e aplaudidos ao som de orquestra sinfônica na abertura festiva da Feira de Exposições Marble de número 15 em Izmir: „Nós queremos ser o número 1 entre as Feiras de Exposições deste setor“, declarou o prefeito daquela cidade industrial turca com 3 milhões de habitantes, na zona costeira mediana. Ele ainda disse que a Marble „vai continuar a ter o apoio da cidade“.

O que os políticos querem dizer exatamente com esse discurso é esclarecido mais tarde por Zeynep Aslı Acar, que é encarregada pelos asuntos internacionais da Associação da feira: „Pelo fato de a gente não poder aumentar a nossa dimensão no local que é no meio da cidade, vamos mudar para novas instalações, que ficarão a cinco minutos do aeroporto e 20 minutos da cidade.“

Até a próxima feira de 24 a 27 de Março de 2010 a superfície para exposições aumentará de 42.500 m² para 330.000 m². Na fase final, em quatro anos, as instalações na zona franca de Aegean atingirão os 600.000 m², inclusive com hotéis e salas de conferência, como nos disse a Senhora Acar.

Ainda disse que o objetivo principal é oferecer concorrência a Marmomacc de Verona, não somente pelo tamanho novo mas também pelo fato que a feira no novo lugar terá salões de conferência, onde poderão ser discutitas temas atuais e levantadas questões importantes para o futuro do setor. Como exemplo toma-se a Coverings, nos EUA.

Os números da Marble Izmir deste ano: 51.560 visitantes e 1112 expositores (2008: 1097) dos quais 258 eram do estrangeiro, 42.500 m² superfície de exposição. Compararmos com a Marmomacc em Outubro de 2008: 63.000 visitantes, 1536 expositores dos quais 690 internacionais, 77.000 m² de superfície; e com a Feira em Xiamen do início deste ano: 86.713 visitantes e 1211 expositores em um espaço com 90.000 m² (informações fornecidas pelas empresas expositoras).

Pode-se desde agora constatar, que a Marble Izmir tem perfil próprio: os maiores especialistas em mosaicos vêem da Turquia. Porém, hoje em dia, já não se vê só vestígios da antiga técnica, a qual já tornava a antiga Smyrna, prercusor de Izmir, líder no ranking mundial.

Palavra-chave é o mosaico de pixéis como por exemplo da empresa Bayyurt, os quais contribuem separadamente dessa edição, e os mosaicos de listra, dos quais mostramos uns exemplos em baixo. Talvez pode-se contar com as firmas turcas como líderes da técnica de intársia.

Marble Esmirna