www.stone-ideas.com

Design: papel de parede feito de pedra

„Lodos“, mármore Santa, gravada a áqua forte.(Maio 2009) A idéia da firma em questão é simples: „Temos de fazer algo a partir da pedra“, é o que diz Sener Bayyurt, creative director da empresa turca Bayyurt. O que ele quer dizer é que a empresa não quer „vender simplesmente mármore, travertino ou pedra calcário, e sim trabalhar e valorizar tais produtos com acabamentos exclusivos e depois trazer-los ao mercado“.

O interessante da ideia é que as criações da firma infiltram-se em show-rooms em cidades como Izmir, Istanbul, Hamburgo ou New Jersey, de uma maneira jamais permitida para o setor de pedras artesanais até então.

Por exemplo, o mosaico em forma de tapete que pode ser aplicado ao longo de uma parede. Uma das variações destes leva o nome de „Floral“, os azulejos são aplicados de maneira que sempre pode-se dar continuidade à estampa principal. O efeito ótico provém dos pixéis, que são formados por pedrinhas com 1cm x 1 cm x 1cm que formam o painél, dando à imagem o efeito típico de mosaicos.

Surpreendente é o desenvolvimento do mosaico de pixéis com retratos humanos, os quais podem ser normalmente aplicados sobre paredes e superfícies. De longe reconhece-se a pessoa, mas quando se chega bem perto vê-se somente pequenos partes de um todo, ou seja, pixéis. Sener Bayyurt torna-se um pouco poético quando se pergunta qual seria o público alvo parat al produto: „ O que alguém pode fazer mais bonito que eternizar a foto da pessoa amada em pedra?“

Ou seja, um cliente pode enviar três fotos de uma pessoa amada à Bayyurt, a empresa escolha as melhores em comunicação com o cliente. A empresa imprime então a foto em tamanho grande sobre papel, no qual são postos as pedrinhas. O material usado como portador é um tipo de rede. As peças são aplicadas nas paredes como azulejos normais. O peso indivual de cada peça é de mais ou menos 28 kg per m².

A empresa Bayyurt é conhecida por suas idéias inovadoras, talvez seja pelo fato de o proprietário desta ser designer. Com dedicação desenvolvem-se alí produtos os quais dão ao emprego da pedra uma grande nova visão, como por exemplo os tapetes de pedra ou os motivos conseguidos através de pixéis de pedras já mencionados.

Novas áreas de uso para a pedra abrem os óveis de jardim da Bayyurt. Parecem feitos de entrançadura de açafate, mas são mosaicos de pixéis de travertino marrom. Como as pedrinhas só tendo 1 cm de espressura e o material portador sendo fibra de vidro e MDF, o peso destes objetos é pequeno afim que os móveis possam ser mudados de lugar.

Claro que a firma Bayyurt desenvolve novas superfícies. Com o uso de técnicas de gravura a áqua forte esta já cria relevos sobre os seus azulejos como ondulações, espirais ou relevos que imitam a superfície de folhas. Essas gravuras encaixam-se perfeitamente quando os azulejos são aplicados sobre uma parede, de maneira a formar por sobre toda esta a superfície desejada. A variante „Lodos“ consegue um efeito tridimensional com o toque criativo do artista Victor Vasarely.

A firma Bayyurt não se deixa abater pelos pensamentos retrógrados do setor. Nos azulejos coloridos, por exemplo, usa-se um verniz sobre estruturas garavadas a áqua forte da pedra. Por um lado consegue-se assim um contraste entre verniz e pedra e por outro lado há um efeito das veias naturais atravessando as estruturas e cores.

Gökcin Güven, area sales Manager da Bayyurt, que foi criado na Alemanha, vê na Turquia uma grande aceitação de idéias como as de sua firma, „ as pessoas aqui são muito criativas e apoioam as novas descobertas e novas idéias“, diz Güven e ainda acrescenta a razão para seu otimismo com relação ao desempneho turco no mercado mundial: „Os nosso produtos são exclusivos e fora do normal, com os quais nós esperamos ter muito sucesso.“

Bayyurt

Fotos: Bayyurt