www.stone-ideas.com

Miscelânea

xMiscellen(Junho 2009) Em novembro haverá na Polônia apenas uma feira, na cidade de Poznan, de marcante vocação industrial, conforme noticiou a revista Nowy Kamieniarz em seu portal online (em polonês). A feira deve acontecer de 4 a 7 de novembro e se chamará Kamien-Stone. Kamien era o nome da tradicional feira de Wroclaw, cujo realizador dobrou-se à concorrência após curta negociação.

Diamantes, infiltrados em mármore negro, são apenas um dos diferenciais da série de revestimentos LuxTouch, levados ao mercado pela empresa Pietra Firma, sediada em Londres e Mônaco. Outros diferenciais são ágata e madrepérola, assim como a manufatura manual de cada peça.

„Meister“ (mestre) é um título de distinção em artesania na Alemanha. Para conquistá-lo, os candidatos devem, entre outras coisas, produzir uma obra-prima. Exemplos dessas obras são apresentados pelas revistas especializadas Stein (em alemão) e Naturstein (em alemão).

O Global Stone Congress 2010 (Congresso Global de Pedras 2010) acontece de 2 a 5 de março em Alicante, na Espanha. Os temas são tecnologia e ciência para o ramo de pedras naturais.

Um bairro novo deve surgir nos próximos 20 ou 30 anos em El Prat de Llobregat. Nessa cidade espanhola está localizado o aeroporto principal de Barcelona. Ao longo do rio Llobregrat serão construídos 5 mil apartamentos, escritórios e sedes de empresa, planejados pelo escritório Claus en Kaan Arquitetos, de Amsterdã, Holanda.

Um museu sobre história e cultura comuns a africanos e norte-americanos será erigido no centro comercial de Washington D.C. As obras devem começar em 2012 e os custos são estimados em 500 milhões de Dólares.

Em torno da cidade de Shenzhen, na China, deve ser erigido o novo centro da cidade. Entre outras coisas, estão planejados muitos hotéis. Há pouco tempo havia sido determinado outro grande projeto de construção para essa cidade de desenvolvimento exponencial.

No Rencontres de la Pierre (literalmente encontros de pedra) na cidade francesa de Junas, se reunirão nesse ano de 2 a 5 de julho artistas das Ilhas Maquesas (em francês), do oceâno Pacífico, para representar o arcaico mito do surgimento daquele arquipélago, conforme a revista francesa Pierre Actual (4/2009).

Paris que ser pioneira entre as cidades que se reformam de acordo com as exigências do século 21. Sob o título de Grand Paris, o presidente Sarkozy encomendou o desenvolvimento de planos a dez estrelas da arquitetura e do planejamento urbano. Os projetos serão mostrados até 22 de novembro na Cité de l’Architecture et du Patrimoine (em francês). A respeito disso existe um debate online (em francês).

Sculpture-by-the-Sea é um projeto da Austrália, no qual se apresentam esculturas numa praia perto de Sydney. Neste ano, de 5 até 28 de junho, haverá um sucursal na dinamarca. Um simpósio de esculturas terá lugar de 6 de junho até 29 de agosto na cidade de Winterthur na Suiça. Informações: Scuola di Scultura di Pecchia.

Video do mês: A empresa japonesa Kajima Corporation usa suportes controlados pelo computador para baixar a prédio andar por andar.