www.stone-ideas.com

Stone Stories: construindo à moda do século XIII

Construindo no estilo do século XIII.(Junho 2009) Um verdadeiro castelo de cavaleiro é construído com as técnicas do século XIII e materiais de época em Guédelon, na França. O objetivo do projeto Chantier Médiéval

(Canteiro de Obras Medieval) é fomentar arqueologia experimental: ali não se escava uma velha construção, nem se procura tirar conclusões a respeito das técnicas de antigos artesãos, mas se verifica na prática o conhecimento acumulado sobre antigas formas de construção, sob as condições daquela época, através da criação de um novo prédio.

O projeto vem sendo desenvolvido na floresta de Guédelon, na região da Burgundia, desde 1997. Desde então já foram erigidos partes dos muros, a torre de proteção do castelo e um prédio. Para os padrões de hoje, o andamento é interminavelmente lento. Isso tem sua razão no fato de que as pedras, por exemplo, que são cortadas no local, apenas podem ser transportadas por carroças a cavalo. Barulho de máquinas e motores absolutamente não se ouve naquele canteiro de obras, e os trabalhadores também se movimentam em trajes idênticos ao da Idade Média.

Os turistas podem visitar a construção e também escolas são bem-vindas. De falta de interesse os organizadores não podem se queixar: „Em consequência das visitações infantis, Guédelon recebe cerca de 60 mil escolares por estação do ano“, informa a homepage do projeto, em inglêsm francês, holandês e alemão.

Chantier Médiéval de Guédelon

Fotos: Delphine Bourselot