www.stone-ideas.com

Arte: Sentindo as pedras com a sola do pé

Instalação em Madri: pés descalços sobre mármore molhado.(Junho 2009) Causou grande sensação entre os visitantes uma instalação artística de pedra natural em Madri no ano passado, quando o artista Evaristo Bellotti cobriu o chão de um palácio de cristal, originalmente concebido como estufa para plantas exóticas, com grandes pavimentos de mármore branco de Macael. Sobre a superfície foram entalhados delicadas ranhuras e depressões, de modo que a água permanecia ali depois de espargida com uma mangueira.

Os visitantes eram expressamente convidados a interagir ativamente com a instalação, quer dizer: dobrar a bainha das calças e caminhar de pés descalços sobre as poças d’água. E isso foi cumprido com grande animação, assanhando não apenas as crianças com o jatear de água para todos os lados. Também os mais velhos deleitaram-se com passeios sobre o nobre piso alvo e molhado.

A exposição em Madri aconteceu de setembro a dezembro de 2008 no Palacio de Cristal del Retiro. Os grandes pavimentos tinham proporções de 100cm x 33cm, com 3cm de espessura. Eram exatos 1668 peças, trabalhadas à mão em pedreiras na região de Almeria. O material foi oferecido pela Fundación Marca Macael, a instituição de marketing promotora desse mármore espanhol. Uma interpretação do trabalho, escrita pelo artista, pode ser lida na revista Piedra Natural (nr. 37) da Federação Espanhola de Pedras Naturais, FDP (em espanhol, pdf).

Evaristo Bellotti

Fotos: FDP