www.stone-ideas.com

Mercados: resíduos de pedra reduzem uso de cimento

A eliminação de resíduos é um dos assuntos principais da indústria de pedras.(Junho 2009) Para alcançar grandes resultados, nem sempre é necessário começar sempre do zero. Muitas vezes basta uma nova combinação de fatores conhecidos, como prova a empresa brasileira Omni: ela transforma brita e resíduos convencionais da indústria de pedras em elemento aglutinador para concretagem, diminuindo em 15 % o consumo de cimento. Para isso é preciso acrescentar que a produção de cimento em grandes fornos é altamente consumidora de energia.

O toque mágico do procedimento são grãos cúbicos. Diferente dos grãos originais, arrendondados, os grãos de brita aqui utilizada têm superfície menor e isso significa que o concreto assim precisa de menos cola de cimento para realizar a assim chamada aglutinação de todos os componentes.

A produção desses grãos acontece em instalações e ferramental absolutamente comuns. O knowhow diferencial da Omni está em agregar as diferentes etapas, entre eles britadeira e peneira, de forma que a desejada espessura dos grãos seja separada e depois misturada na sequência correta.

O efeito pró-meio-ambiente não vem apenas da economia de cimento, mas também do fato de que o processo reaproveita resíduos de pedra, poupando recursos naturais.

„Podem ser utilizados quaisquer restos de qualquer tipo de pedra natural“, afirma Krystof Staniak, diretor da Omni. A única condição é que o material não contenha demasiada argila. A empresa administra desde então algumas fábricas com esse processo no Brasil.

Omni Crushing & Screening