www.stone-ideas.com

Mercados: Consumo de pedras na Alemanha sofre leve recuo

Stone+tec na primavera: pássaros construiram seus ninhos sobre cinzeiros dos pavilhões da feira.(Junho 2009) Observações em torno da Feira Stone+tec em Nurembergue. Afim de manter a limpeza, bem ao gosto alemão, foram espalhados nos pavilhões da feira novos tipos de cinzeiros para os tocos de cigarros. No entanto, os fumantes não puderam utilizá-los: como a época era de primavera, os pássaros contruiram ninhos sobre aquelas estruturas. Preocupados com a natureza, como os alemães também costumam ser, placas em duas línguas pediam aos visitantes respeito com os pequenos animais.

As estatísticas atuais da indústria de pedras naturais na Alemanha foram apresentadas pela Federação Alemã das Indústrias de Pedras (DNV). No total houve em 2008 recuos no consumo (de 9,5 % em termos financeiros) e no volume (de 4,8 % na tonelagem). Também as importações e a produção interna recuaram. Por outro lado, foi registrado um crescimento nas exportações (veja tabela).

A Stone+tec enfrentou no ano passado uma forte retração. Segundo dados preliminares da administração da feira, foram registrados 34 mil visitantes, contra mais de 40 mil em 2007. O número de expositores foi de 800 empresas (contra 961 em 2007), oriundos de 40 países (veja tabela). A próxima Stone+tec acontecerá entre fim de maio e início de junho de 2011.

Dois prêmios foram entregues durante a feira: o Prêmio Alemão de Pedras Naturais (em alemão) para arquitetos e o Prêmio Peter Parler para entalhadores em restauração de monumentos.