www.stone-ideas.com

Feiras: Novidades em técnica e composição

O novo elevador à vácuo da Wimag.(Junho 2009) Várias idéias criativas foram mostradas na 16a Stone+tec, de 20 a 23 de junho em Nurenbergue. A empresa alemã Wimag apresentou uma nova geração de seu elevador a vácuo, o qual também pode ser utilizado em superfícies brutas. As baterias agora aguentam três horas e o novo design tornou o aparelho sensivelmente mais leve do que antes.

Uma solução interessante para o reaproveitamento de lixo foi apresentada pela empresa portuguesa d2 technology. Com sua patenteada fresadora Puzzle é possível produzir peças para mosaicos ou calçamento a partir de sobras de pedras. Segundo informações da empresa, o metro quadrado dessas pedrinhas custa 0,30 centavos de Euro, mais o custo da mão-de-obra. Uma máquina comparável a essa foi apresentada pela firma Bellani, chamada Krea.

A Bideseimpianti apresentou sua nova serra de fio múltipla Gold 56V. Com ela é possível serrar simultaneamente diferentes pedras e chapas, de diversas resistências. A configuração do aparelho pode ser montada de acordo com o desejo do cliente. Outras vantagens são, segundo o fabricante, além de corte mais rápido, redução no tempo de troca da serra e diminuição na área ocupada pelo aparelho.

Inovações na área de pedra superfina foram apresentadas pela empresa alemã Seeberger. Ela tem em oferta um vidro-sanduíche, com o qual pedras frágeis podem ser empregadas em ambientes externos ou mesmo para utilização pesada e extensiva: sobre um suporte vítreo (espessura de 8 mm) e a pedra (5 mm) é aplicado na parte de cima uma camada de vidro temperado (4 mm). Outra inovação é a aplicação de Dünnstein em tampos de balcões para cozinha. Ali as pedras somadas à camada de suporte têm 30 mm de espessura.

Os expositores apresentaram grande quantidade de novas idéias em composições. Mostraremos asseguir alguns exemplos.

Stone+tec