www.stone-ideas.com

Stone Stories: „Lovestones“ em Verona

„Lovestone“.(Julho 2009) Em Verona o Teatro Stabile necessita urgentemente de reformas. Verona, naturalmente, é o cenário de Romeu e Julieta, a sacada dos amantes e do pátio da casa de Julieta, onde hordas de turistas apertam-se para colar suas juras de amor nos muros. Como o combalido teatro tem ligação direta com essa forma de curiosa de expressar paixão, era evidente a possibilidade de se estabelecer uma ligação entre a carência de recursos do prédio com os desejos dos visitantes de Verona, capital das regiões italianas produtoras de pedra, aos pés dos alpes.

E em razão disso são vendidas a turistas e nativos desde fim de setembro de 2008 as chamadas „Lovestones“ („Pedras de Amor“), de pedras naturais. Nelas é possível gravar uma jura de amor, a qual acabará possivelmente como piso no terraço da Casa de Giulietta, acima da famosa sacada. Duas formas de calcário, chamadas de mármore pelos comerciantes, são oferecidas: a escura Verona negra e a vermelha Verona rossa. As pedras têm dimensão aproximada de 5cm x 5cm.

Cada peça custa 100 Euros. Até agora foram vendidas 300. Há lugar para 60 mil delas. O dinheiro vai para o teatro e deve também financiar ações inovadoras de grupos teatrais. Pelo valor pago, recebe-se um certificado de compra, assim como uma localização precisa de onde se encontra a pedra votiva. Uma cópia da pedra custa mais 35 Euros e para duas cópias são cobrados 45 Euros, incluídos os custos de envio postal. Interessados não precisam ir a Verona adquiri-la; também se pode encomendar à distância inscrições e pedras.

A iniciativa é apoiada pelas empresas Mapei e Stone Italiana, assim como outras companhias de outros setores.

Um link para relembrar o drama de Shakespeare Romeu e Julieta, que conta e história de um grande amor entre dois jovens de famílias rivais; cujo ódio circundante leva ambos amantes à morte. Apesar das circunstâncias fatalísticas, o dramaturgo logra um panorama humano aberto à esperança: no enterro de seus filhos os chefes de família encontram a reconciliação.

Lovestone

Fotos: Lovestone

O terraço onde as „Pedras de Amor“ serão construídas.