www.stone-ideas.com

Design: Idéias-mosaico produzidas em série

„Coppa“.(Julho 2009) Algumas firmas parecem não desperdiçar idéias. É o caso da empresa brasileira Mosarte, especialista em mosaicos: essa companhia do sul do país levou sozinha ao mercado 230 novos modelos no ano passado.

O conceito de pedra natural está no cerne da manufatura „Ita“, palavra indígena arcaica que ainda hoje dá nome a muitos lugares brasileiros e que significa pedra, na língua dos índios Tupi. No caso do revestimento „Hera Cinza“ (veja abaixo), trata-se de xisto, cuja superfície apresenta as marcas de uma videira. Esse revestimento existe em dois tons de ardósia, cinza e ferruginosa.

Os revestimentos „Jardins Carrara“ (com dimensões de 29,8 cm x 29,8 cm) são compostos de 25 listras de mármore, cuja espessura é de 1 cm. No caso do „Versalhes Nero“, os revestimentos têm dimensões de 26,7 cm x 28,7 cm. Eles são compostos de mármore polido Nero Marquina, com duas superfícies distintas. „Cubus Piguês“ é feito de mármore grego (29 cm x 29 cm).

Nos frisos „Octa Ferrugem“ (dimensões de 7 cm x 30 cm) são aplicados inlays em vidro e xisto betuminoso. De xisto e metal é composta a „Augusta Ferrugem“ (2,9 cm x 29,8 cm).

Normalmente, existem modelos também em outras espécies de pedras.

Merecem destaque igualmente as peças decorativas „Coppa“ (mármore Botticino anticato e vidro), „Pentola“ (anticato e metal) e „Mattarello“ (Anticato e madeira), para mencionar apenas alguns exemplares dessa série (em formato 9,5 cm x 9 cm).

A Mosarte está localizada em Tijuca, no Estado de Santa Catarina. Ela foi criada em 1995 pelo engenheiro Marco Aurélio Sedrez, o qual uma vez trouxe da Itália uma máquina de cortar pedrinhas de mosaico. Desde então, a empresa tornou-se um dos maiores agentes do mercado local. Segundo dados da empresa, as vendas para o mercado interno são de 70 % e as exportações destinam-se a dez países, entre eles os EUA, Europa e Golfo Pérsico.

Há três anos existe a Associação Mosarte de Arte e Educação (AMAE), onde jovens podem cursar uma escola capaz de oferecer-lhes um certificado de nível médio e um curso profissionalizante. Cerca de 40 % dos funcionários da firma são voluntários, que durante seus tempos livres ensinam nessa escola. Engajamento social semelhante apresenta também o Centro de Educação Família Sedrez, nomeado em homenagem aos pais do fundador da empresa.

Mosarte

Fotos: Mosarte