www.stone-ideas.com

Miscelânea

xMiscellen(Agosto 2009) Para serras de fio abrem-se grandes perspectivas com a desmontagem de velhas usinas de energia nuclear. A fim de que o material de construção altamente radioativo possa ser desmembrado de maneira controlada, os pesquisadores desenvolvem um refriamento das serras de diamante com ar extremamente frio (em alemão). Isso deve substituir a água também na tarefa de conduzir ao lixo as partículas contaminadas.

Rochas magmáticas dos primórdios da terra, foram encontradas por pesquisadores na Índia (Nature, 459, 1118-1121; doi:10.1038). Há cerca de 4 ou 4,5 bilhões de anos, nosso planeta era formado por um grande oceâno de lava. Esses achados são extraordinários na medida em que restos magmáticos geralmente são transformados pelo passar de tão largo período. A primeira descoberta de pedras dessa natureza foi realizada há cerca de um ano, no Canadá.

Mesa-garrafa é como os designers Edward Barber e Jay Osgerby batizaram sua mesa de mármore branco ou preto. http://www.barberosgerby.com > Furniture > Bottle Table.

A conquista do deserto pelo ser humano será tema de uma escultura monumental, cuja construção será realizada pela região de Antofagasta no Chile, nos termos de um concurso público recém editado (em espanhol).

Souvenirs de pedras naturais podem ser encontrados no site da empresa sueca Svarteborg Stencenter (em sueco). Para turistas, também é possível visitar os ateliers de entalhe.

Com uma guitarra de pedra, mais um inventor achou seu nicho no mercado, dessa vez um construtor de instrumentos musicais. Stonehenge é como Frank Scheucher chama sua guitarra elétrica com corpo de spectrolito (granito negro finlandês). Conforme o criador, não se trata apenas de uma substituição de material, mas do resultado da busca por um caminho alternativo. Com 5,9kg, o instrumento é pouca coisa mais pesado que uma guitarra com corpo de madeira maciça. Ele espera reduzir ainda mais esse peso (em alemão).

Caderno de Notas para Design de Jardins com Pedras Naturais é como a federação belga Pierres et Marbres de Wallonie chama suas três novas publicações, dedicadas aos temas Superfícies, Muros e Escadas. As brochuras de 20 páginas podem ser baixadas grátis via internet em quatro línguas.

De fato é um milagre que o entalhador de pedras encontre precisamente o cinzel com seu martelo, afinal não é possível manter o olhar nos dois instrumentos simultaneamente. A explicação para o feito é que com pouco treino o cérebro já processa e „sente“ o martelo não como um instrumento, mas como uma extensão do braço e da mão. Essa capacidade humana de mudar a percepção sensorial do próprio corpo, que torna possível o trabalho com ferramentas, está sendo pesquisada por especialistas franceses (Current Biology, Bd. 19, S. 12) (abstract).