www.stone-ideas.com

Arte: Foto-Realismo em Pedra

Pedra de Bath (calcáreo), para um zoólogo britânico (herpetologista).(Agosto 2009) Quem tiver medo de répteis não deve decorar o próprio terraço um dragão de cômoda de Ongky Wijana. As esculturas em calcário desse artista balinês são de tal forma realistas, que em um momento de distração é possível confundir a peça com a visitação de um lagarto em busca de comida.

Wijana vem de uma longa tradição de escultores de pedras. Ele já produziu para diversos hotéis, templos e mansões motivos tradicionais de sua terra natal. Através de sua mulher, veio a conhecer a cultura ocidental. „Imensamente enriquecedor“ é como ele define seu contato com a natureza e com as técnicas escultóricas ali.

A incrível precisão de seu trabalho desperta admiração. Não somente seu dragão de cômoda parece conter vida dentro de si. Também Billy, o cão de calcário vermelho poderia a qualquer momento espichar o pescoço e farejar. Fotos bastam para Wijana como modelo.

Ele afirma: „Espero poder passear mais pela Europa para observar o que escultores de pedra modernos e tradicionais estão produzindo.

Ongky Wijana

Fotos: Reg Jones