www.stone-ideas.com

Arte: Violoncelo de chafariz

A fonte de calcáreo em forma de violoncelo.(Setembro 2009) Com algumas pessoas a carreira profissional percorre caminhos improváveis, que no entanto lhes possibilita conceber idéias surpreendentes na nova vocação. O francês David Vallée é um desses casos. Na pequena localidade de Sainte-Cécile-les-Vignes, na região de Vaucluse, ele construiu uma fonte com a forma de um violoncelo.

A isso é preciso acrescentar que Vallée é na origem um analista de sistemas de informática do setor industrial. Com 30 anos ele percebeu que a escultura era de fato sua vocação. Nos anos que se seguiram, ele completou o curso de entalhador de pedras, cujo certificado profissional francês se chama CAP. „Eu queria vivenciar minha paixão“, diz ele na revista especializada Pierre Actual (5/2009).

Alguém o recomendou para a execução de uma fonte naquela pequena localidade nos alpes litorâneos da França. Em conversas com seu cliente, um dono de pensão que albergava vários amantes da música, descobriu que esse havia sobrevivido a uma enchente e que a água havia arruinado o violoncelo de sua mulher. Isso o levou à estranha associação, „e assim nasceu a idéia“, conta Vallée.

Vallée escolheu como material o calcáreo Roche d’Espeil, que resiste bem ao congelamento e é muito pouco poroso. Através da internet, descobriu um software que o ajudou a desenvolver um modelo de violoncelo. Uma pedreira da região forneceu-lhe as pedras brutas de cerca de 1 m³ de volume. Em dois meses e meio foi possível montar o violoncelo a partir de 14 pedaços.

Os outros elementos característicos do violoncelo, arco e cordas, foram formatados em aço por artesãos metalúrgicos. Somado ao muro externo da fonte, o instrumento mede 3,8m de altura. A água brota da ponte, como chama-se o componente que tensiona e distribui as cordas, e por elas desce até a bacia.

Na inauguração da fonte, em 21 de março, o violoncelista americano Eric Longsworth – ele também um experimentalista que em concertos de jazz arranca sons inusitados do instrumento -deu um pequeno concerto.

David Vallée (Mail)

Eric Longsworth

Sainte-Cécile-les-Vignes