www.stone-ideas.com

Miscelânea

xMiscellen(Outubro 2009) Oportunidades para a indústria de pedras naturais podem surgir na Incheon Free Economic Zone na Coréia do Sul, cujo masterplan (plano piloto) foi desenvolvido pelo prestigioso arquiteto inglês Norman Foster. A construção nos 300 km² desse grande distrito industrial nas proximidades de Seul devem privilegiar o uso de materiais orgânicos ou reutilizáveis.

O revestimento de superfícies de pedras naturais porosas ou sensíveis aplicadas em pisos com plástico está sendo estudada em um projeto na Espanha (em espanhol).

Notícia triste: Faleceu o António Esteves Henriques, chefe da revista portuguesa Rochas e Equipamentos, vitima de um cancro que o afectava há um ano. „Então porque continuamos e devemos todos nós acreditar no sector da Pedra Natural?“ perguntou no seu último editorial que pode ser baixado do novo webpage da revista. Na resposta, resumiu a sua vida inteira numa frase só: „Particularmente, porque ao longo de todos estes anos, a pedra natural foi o nosso sentido de vida, o nosso conhecimento, arte e cultura, além de que sabemos e temos a certeza que ela será o futuro.“

O corte de chapas de granito e a tema do livro „Entendendo uma serraria de granitos – teares“. Apresenta desde os equipamentos até os insumos empregados, bem como as técnicas de corte a serem utilizadas. Mais informações no webpage Granitonews.

A combinação da indústria de pedras naturais com o turismo está sendo tentada em Pinoso, nas imediações de Alicante (Espanha), como alternativa para contornar a crise em ambos os setores. A iniciativa acontece dentro de um projeto chamado A Cultura do Mármore (em espanhol). Além de visitas guiadas pelas pedreiras da região, estão sendo implantados centros de informação que explicam sobre o Crema Marfil local. A idéia é aumentar o conhecimento sobre o produto e a região não apenas entre os turistas estrangeiros, mas também entre os espanhóis.

Uma coluna de 9 m de altura foi erigida pelo artista Tadas Gutauskas (1, 2) em Vilnius, capital da Lituânia. A obra simboliza a história e a identidade deste pequeno país do Mar Báltico. Nas imediações de Vilnius, que neste ano sedia o projeto Capital Cultural Européia, é localizado também o Europa Park que oferece mais de 100 esculturas.

Possíveis danos à saúde causados pelo granito continuam sendo estudados nos Estados Unidos, informa o Marble Institute of America. Desta vez trata-se dos efeitos em entalhadores e beneficiadores oriundos do jatear de poeira de pedra.

Um mouse para computadores feito de pedra foi produzido por um estúdio de design russo. A feira italiana Marmomacc teve este ano como logotipo um machado de mão, o qual foi transformado em mouse.

Um selim de bicicleta de granito canadense para machões de verdade é oferecido por um site de diversões. Junto com o pedido, os interessados precisam enviar uma amostra de sangue. O nível de testosterona deve comprovar que eles são capazes de suportar o assento.

Alabastro sintético está sendo produzido em Taiwan. O material é composto de um tipo especial de gesso. O produto foi agraciado com um dos prêmios IF-Design na Alemanha.

Vídeo do Mês: Quebrando pedra na Tanzânia.