www.stone-ideas.com

Design: Morando como num palácio, em Veneza

Dormir como o Doge.

Na Marmomacc 2010 no pavilhão 7B, stand C6

(Outubro 2009) Por muitos séculos Veneza foi conhecida e admirada no mundo todo em razão de seus luxos e riquezas. O designer Raffaello Galiotto buscou inspiração nessa antiga pompa para produzir mobiliário contemporâneo. O resultado pode ser visto na exposição „Mármores dos Doges – Design e Hospitalidade“ („The Doge’s Marble – Design and Hospitality“). Ela pode ser visitada na Feira Marmomacc Produtos e Instalações Domésticos, e faria belíssima figura nos mais luxuosos hotéis contemporâneos.

É surpreendente como as formas inspiradas no pomposo estilo de séculos atrás podem parecer tão contemporâneas. Talvez a razão disso esteja no fato de que em matéria de luxo muito pouco tenha mudado de lá pra cá: os materiais – mármores nobres -, trabalhados com perícia igualmente sofisticada, foram fornecidos por especialistas do Vale Chiampo, aos pés dos Alpes, na província de Vicenza. Sua federação local, o Consorzio Marmisti Chiampo, idealizou e encomendou o projeto de design.

Em diferentes visitas o designer deixou-se inspirar pelo feitiço de Veneza e seus velhos palácios, como o efeito espelho das fachadas de mármore nos canais ou os nos jogos de luz e sobra que a luminosidade de verão produz na escuridão das salas ao passar entre as aletas de venezianas.

Galiotto traduziu essas impressões óticas em um design pensado para um hotel atual e desenhou por exemplo uma lâmpada para quarto de dormir e um balcão de recepção que são realmente dignos de apreciação.

Com um projeto semelhante o referido Consorzio já havia despertado bastante interesse na Marmomacc de alguns anos atrás. Naquela época, quando se comemorava um jubileu do arquiteto renascentista Andrea Palladio, Galiotto recriou objetos contemporâneos como duchas e banheiras no estilo do século XVI. Também naquela vez foram concretizados os protótipos encomendados por empresas do Vale do Chiampo.

É o próprio prefeito de Veneza que diz no prefácio do catálogo da exposição atual: „Assim como esses produtos e ambientes encontram profundo eco na memória dos palácios dos doges, também difundem a imagem do antigo e hoje outra vez importante papel de Veneza como lugar da hospitalidade e de porta entre Ocidente e Oriente, local de encontro e de diálogo entre pessoas, povos, culturas e religiões.“

No catálogo está descrito o conceito e documentados os preparativos técnicos, bem como registradas fotos do trabalho do designer e das empresas produtoras. É possível encomendá-lo por e-mail do Consorzio Marmisti Chiampo.

Raffaello Galiotto

Projeto 2008 „Palladio e o design em pedras

Fotos: Raffaello Galiotto/Catálogo, Peter Becker

Empresas participantes: Athena, Decormarmi, Industrie Marmi e Graniti Ferrari, F.lli Adami, Italmarmi Group, La Perla, Lithos Design, Marmi e Graniti Farinon, Marmi Serafini, Pibamarmi, Sicc, Vicentina Marmi e con la partecipazione di Grassi 1180, Marmi Faedo, Solubema, Nardi Orazio, Travertino Sant’Andrea.

Na Marmomacc 2010 no pavilhão 7B, stand C6