www.stone-ideas.com

Design: Playground para criadores

 (Outubro 2009) Pela terceira vez foi realizada a já institucionalizada iniciativa „Marmomacc encontra o Design“ [„Marmomacc meets Design“], na qual desta vez 13 empresas em conjunto com 14 arquitetos e designers de produtos inovadores apresentaram novidades em pedras naturais. „Híbrido e Flexível“ foi o slogan da edição deste ano. Como de hábito, nem sempre isso pode ser identificado em todos trabalhos – o que não é um erro, visto que a iniciativa se define como playground. Frequentemente as empresas participantes deixam seus artistas criarem com completa liberdade.

A seguir, apresentamos alguns desses projetos.

Marsotto começou sua nova marca de design „Marsotto Edizioni“ de James Irvine e Maddalena Casadei: estante de revistas, mesinhas e assentos de mármore, leves de se mover e multifuncionais, e barbatana de tubarão, normalmente empregada como retentora de portas.

Patricia Urquiola criou para Budri a instalação de „Macrosterias“ inspirada em Micrasterias, que são algas ornamentais existentes apenas em água doce: plantas e animais de mármore com aplicações de madeira e grama para pisos e paredes.

Variações com um elemento básico, ou quase improvisações sobre um tema, definem o trabalho dos arquitetos norte-americanos Craig G. Copeland e Turan Duda para Henraux. A foto à esquerda mostra filas de dois elementos básicos combinantes entre si. Assim surge o „Muro que respira“, como os arquitetos o definem: em climas quentes, ele permite pouca entrada de sol, mas muito vento. Diversas combinações são possíveis, como a da mesa incomum (centro). À direita um assento de arranjo flexível.

Mele Design da empresa Fratelli Mele mostra (esquerda) um móvel para sentar, o qual se deixa combinar com uma fileira de bancos e (centro e direita) diversas superfícies.

Pendurar pedras no teto é uma idéia incomum que Francesco Steccanella realizou para Il Casone. A base de seu material são barras arenito Pietra Serena bruto serradas, na espessura de dois, três ou quatro centímetros, também em diferentes tonalidades de cor. Elas são posicionadas planas em uma moldura de ferro, de modo que surja uma fina parede, ou são penduradas como uma cortina desde de o teto. Podem ser empregados restos de material de pedreiras.

De finas tiras de pedra colocadas em uma soleira de aço temperado Marco Piva construiu para Cava Romana um divã (esquerda). „Decor Geológico“ é como Michelle de Lucchi chamou seu trabalho para MGM di Furnari (centro) feito com lava do vulcão Etna. A administração da Marmomacc integrou a orientação para os estandes participantes da iniciativa nos tapetes (direita).