www.stone-ideas.com

Miscelânea

xMiscellen(Novembro 2009) Prensando pedra grês ao invés de murar. A maior impressora 3D do mundo foi desenvolvida pela empresa britânica d_shape com o objetivo de produzir casas completas. Em um subsolo, o aparelho aplica a areia em camadas e depois solidifica a areia com um aglomerante inorgânico. A aplicação das camadas é executada por um cabeçote que desliza sobre um trilho. Depois de endurecer por um dia o muro resultante do processo deverá ter as mesmas consistência e propriedades da pedra grês.

Uma idéia incomum para cerâmicas foi apresentada na Feira Cersaie em Bologna pela empresa japonesa Inax: sua linha de produtos „Ecocarat” apresenta microporos em sua superfície. Segundo a empresa, esses microporos podem tanto regular a umidade do ar quanto absorver odores indesejados. Não deixa de ser curioso, visto que a superfície impermeável costumava ser a propriedade mais vantajosa da cerâmica na comparação com as pedras naturais.

Stonepedia é como a empresa americana Marble and Granite Inc chama seu novo serviço para iPhones. Através dele os usuários podem informar-se sobre ofertas da empresa e solicitar sugestões para instalação de pedras naturais.

A Feira Coverings acontecerá em 2011 em Los Angeles. Assim ela dá sequência ao projeto de atingir a costa oeste, iniciado nos últimos anos com a alternância entre Orlando, na Florida, com Chicago. Em 2010 a feira acontece outra vez em Orlando.

A Feira TechniPierre em Liège, na Bélgica, não acontecerá em 2010 e seu novo período foi estabelecido entre 31 de março e 3 de abril de 2011.

A chamada Cabeça Verde pode ser vista novamente em Berlim, desde que o Neue Museum da capital alemã foi reaberto após restauração. A famosa escultura (1, 2) egípcia, criada cerca de 400 AC é composta de grauvaca e reproduz o rosto de uma pessoa específica e não apenas um rosto humano genérico, coisa rara para aquela época. Nefertiti também pode ser vista novamente. Até pouco tempo, suspeitava-se que havia sobre a camada externa de gesso um segundo portrait da rainha, esse de calcáreo, com traços menos perfeitos e contendo algumas rugas. Novos exames colocam em dúvida essa versão.

Vídeo do Mês: os suíços limpam agora também suas montanhas, afirmava o filme publicitário (em alemão) da federação de turismo local. Dessa idéia (em alemão) surgiu um novo mercado: agora grupos de turistas sobem as paredes montanhosas para recolher detritos e enterrá-los, de modo a evitar a erosão do terreno.