www.stone-ideas.com

Arquitetura: Arranha-céu feito sedimento calcáreo

(Janeiro 2010) Que pedras naturais sejam usadas como material de construção, é nosso tema permanente. Que no entanto elas sejam inspiração para um prédio feito de outros materiais, disso ainda não tínhamos tratado.

O Aqua Tower em Chicago é de fato um prédio clássico, construído com cimento, aço e vidro. Suas sacadas incomuns, entretanto, imitam sedimentações de calcáreo, tal como as frequentemente encontradas em torno dos Grandes Lagos no norte da América.

Elas conferem a essa construção de 324 metros de altura e mais de 80 andares não apenas um visual orgânico, mas sobretudo vibrátil, o que combina perfeitamente com o vento, famoso por varrer as ruas dessa cidade de milhões de habitantes. E isso não traduz tudo: na fachada há grandes áreas sem sacadas, que vistas desde o chão assemelham-se a um espelho d’água.

A arquiteta é Jeanne Gang. Ela define sua idéia de sacada como „fachada habitada”: com isso ela quer dizer que as eventualmente bastante projetadas sacadas querem aumentar a área habitável não apenas óticamente, mas também na prática. Na configuração das paredes foi observada extensivamente a orientação solar, de modo a criar-se um mínimo de sombra. Os custos adicionais foram aceitáveis: as sacadas consumiram 1,5% do orçamento total de 325 milhões de dólares.

Se elas, em todo caso, de fato vão ser frequentadas, tal como planejado, isso ainda está pra ser provado – nem todos os proprietários terão fibra de Homem-Aranha, que sabidamente não se deixa impressionar por precipícios atrás de guarda-corpos construídos apenas até a metade.

Studio Gang Architects

The Guardian

Chicago Tribune

Video (1, 2)

Fotos: Steve Hall/Studio Gang Architects