www.stone-ideas.com

Arquitetura: „Barbatanas” de mármore para o muro

(Fevereiro 2010) Pela primeira vez foi entregue na Índia os All India Stone Architecture Awards (Prêmios Arquitetura em Pedras Naturais, AISAA), em cerimônia realizada em dezembro passado. É altamente recomendável uma vista dos objetos premiados nas três categorias: interiores, exteriores e paisagem. A realização é do Center for Development of Stones (CDOS), que registrou a concorrência de 29 arquitetos.

É fascinante o que Jayant Dharap (Forethought Design) conseguiu fazer de um simples cercamento de terreno. „Muro das 340 Sombras” („Wall of 340 Shadows“) é como se chama sua obra para uma imobiliária da cidade de Pune, conhecida no Ocidente como Poona. O muro é composto de 340 discos de pedra, assentadas perpendicularmente ao chão – apelidados de barbatanas pelo arquiteto -, cujos vãos ritmados desenham, de acordo com a posição solar e do observador, distintas linhas sobre o muro de 2m de altura. Os discos de pedra têm 3cm de espessura e 28cm de profundidade, sendo todos de mármore White Makrana Adanga.

Uma utilidade inovadora para os discos de pedra foi encontrada por Gaurav Bhatnagar (Mail) na loja de roupas Anokhi Shop em Jaipur: placas de calcário foram posicionadas de pé na área de vendas e nelas foram presos os cabides e prateleiras para os produtos. A espessura das placas é de 5cm e garante resistência a pesos significativos. As dimensões das placas são de cerca de 90cm por 180cm.

O material é Teak Sandstone, assim chamado por sua semelhança com a madeira. A superfície é bujardada. As placas estão decorativamente aplicadas sobre pedestais feitos da mesma pedra. Nas estantes junto à parede as placas atuam como divisória de ambientes. Por dentro as prateleiras têm aplicações de madeira. O piso é pavimentado com calcário Rainbow em grandes formatos.

A empresa Anokhi é uma das mais prestigiosas da Índia. Conforme descreve o próprio arquiteto, a idéia do projeto é conferir ao espaço de vendas algo único, moderno, mas ao mesmo tempo robusto e tradicional. Em um informativo ele destaca particularidades no manuseio das grandes placas de pedra: a instalação precisa de cuidados especiais para que os cantos não se quebrem.

Um misto de tradição e modernidade foi obtido pelo arquiteto A (Anu) Mridul com Birkha Bawari na cidade de Jodhpur: ele serviu-se de elementos estilísticos da arquitetura regional para compor uma nova instalação de recolhimento e conservação de água da chuva. Além disso, ele empregou o calcário típico da província do Rajastão, Red Jodhpur, também conhecido como Chittar Stone.

A instalação é composta por 14 bacias, que comunicam por uma extensão de 235m. Em média, cada bacia tem 9m de largura e alcançam até 18m de profundidade. O volume total de água chega a 150 milhões de litros. As paredes dessa instalação foram revestidas com calcário. Apesar de pareceram de madeira, também a separação das diferentes bacias é feita daquela pedra, tornada famosa por seus tons vermelho e bege no Umaid Bhawan Palace, entre outros.

Center for Development of Stones

Fotos: CDOS

Outros prêmios:

Pinnacle Awards, EUA

Prism Awards, EUA

World Architecture Festival

American Society of Landscape Architects

International Stone Architecture Award, Itália

German Natural Stone Award

Premios Macael, Espanha (espanhol)