www.stone-ideas.com

Arquitetura: Floresta num hall de aeroporto

(Mai 2010) Singapura está bastante orgulhosa de seu Changi International Airport, e nele especialmente o Terminal 3. E com razão, afinal o desenho dos interiores é extraordinário. No ano passado o projeto recebeu inclusive um prêmio da American Society of Landscape Architects.

A natureza tropical das florestas do sudeste asiático foi capturada pelos arquitetos australianos do escritório Woodhead e colocada nos saguões de chegadas e check-in: com cerca de 16 m de altura e 300 m de comprimento, o „Green Wall“ („parede verde”) é um jardim suspenso realmente exuberante.

As pedrais naturais desempenharam um papel importante no conceito. Grande parte das paredes é revestida em arenito. A anomalia ali é o padrão de design, tal como se conhece na natureza: as placas são de fato retangulares, mas em tamanhos variados e também com uma ampla variação superfícies.

Particularmente notáveis são os relevos de plantas e animais tropicais: eles não estão completos em suas imagens, mas sim esboçados como citações, espalhadas por toda a largura das paredes. No geral, disso resulta uma impressão bastante vivaz.

Nos cerca de 2800 m² de arenito, trata-se do tipo Fantasia, da empresa espanhola Bateig. O material foi trabalhado em suas oficinas em Novelda. Ina Brüggemann, funcionária da empresa ligada ao projeto, resume esse desafio peculiar: „Foram decisivos sobretudo o corte preciso, a alta qualidade dos materiais e a pontualidade no fornecimento.“

Bateig

Woodhead

American Society of Landscape Architects

Fotos: Bateig