www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Maio 2010) O terremoto no Chile empurrou a placa continental da América do Sul em torno de 3m para oeste e tornou-as um tanto mais distantes. Esta deformação da crosta terrestre significa que o mundo vai girar mais devagar, de acordo com pesquisadores da Universidade de Viena (em alemão). Atenção, controle seu relógio: os dias serão mais longos no futuro, cerca de 0,3 microsegundos! Mais uma sobre o tema: em razão da distribuição irregular da massa no interior da terra, a superfície marinha tem grandes planícies profundas e cadeias montanhosas.

Fotos da erupção vulcânica na Islândia. Eyjafjallajökull chama-se ele.

Manhattanhenge é o trocadilho (com o templo de Stonehenge) do diretor do planetário de Nova York para definir um fenômeno solar que ocorre este ano em Manhattan: no fim de maio e no início de julho o sol cairá exatamente nas frestas das ruas, iluminando os cânions de prédios, como se a cidade tivesse sido construída como um calendário celeste.

Colunas de calcário serão erguidas no Memorial Eisenhower na capital americana, Washington, e terão lugar de destaque. O projeto é do arquiteto Frank O. Gehry.

O Centro Cultural Rei Abdullah II na Jordânia apresentou há pouco seu projeto criado pela arquiteta Zaha Hadid.

Vídeo do Mês: National Geographic sobre fósseis em calcário egípcio.