www.stone-ideas.com

Miscelânea

(Junho 2010) Fio de diamante com nano-estrutura é o objetivo da pesquisa „Nuwire” financiada pela Comissão Européia com participação italiana e espanhola (espanhol). São buscados um corte mais fino e com maior velocidade.

Pedido internacional de doação foi lançado pelo Marble Institute of America. Empresas do setor de pedras devem oferecer dados para que cientistas americanos pesquisem as vantagens ecológicas do emprego de rochas ornamentais. O título da iniciativa é Natural Stone Sustainability Fund.

Para temas de discussão pesados: Mobiado desenvolveu um telefone móvel cujo corpo é composto por uma única peça de mármore.

Um aplicativo I-Phone foi desenvolvido pela empresa britânica Lapicida. Ele oferece acesso, entre outras coisas, a fotos de pedras.

Lithoverde são chamados novos tipos de tijolos compostos em até 99% de resíduos da produção de mármore, e cerca de 1% de resinas e colas. Foi desenvolvido pela empresa italiana Salvatori (1, 2).

Também estão no mercado pedras finas, que as crianças podem fazer pular sobre a superfície da água. Um grupo de design berlinense desenvolveu o produto.

Na Feira Piedra de 5 a 8 de maio em Madri foi conferido outra vez o Prêmio Internacional de Arquitetura (espanhol). Também foram apresentados dados estatísticos atuais sobre o setor (espanhol): a produção em 2009 foi em -14,5% menor que no ano anterior e alcançou um valor total de 2,15 bilhões de Euros. A exportação caiu em -18% e alcançou no total 712 milhões de Euros.

Produtos inovadores para pedra e cerâmica foram distinguidos na Feira Coverings de 27 a 30 de maio com o Prêmio Select. As instalações estão reunidas numa página internet. A entrega dos Prism Awards não aconteceu neste ano, pois seu conceito deverá ser revisto.

„Câncer de Pedra“ foi diagnosticado no Coliseu em Roma, alertam especialistas (italiano). Isso designa alterações químicas do material construtivo, que da mesma forma que metástases se alastram e corroem as estruturas. As causas são a poluição do ar e as vibrações originadas por concertos.

Novas idéias para lápides na Alemanha foram premiadas, inscrições através dum site (alemão).

Vídeo do Mês: no Brooklyn Bridge Park em Nova York os paisagistas trabalham com material reciclado, entre outros de granito proveniente de uma antiga ponte (Vídeo, 1).