www.stone-ideas.com

Arquitetura: „Encravada na Sierra Madre“

(Agosto 2010) „Encravada no alto da Sierra Madre Oriental, a Casa Torres busca estabelecer um contato íntimo com o entorno natural onde se encontra“, descrevem esse projeto construído em Monterrey, no México, os planejadores do escritório GLR arquitectos.

Já desde a estrada é impossível não notar esse ‚ser’ encravado. A vista dos visitantes recai sobre um imponente carvalho, sob o qual repousa o bangalô. Atrás disso aparece em contraste com a árvore uma parede com a porta de acesso principal, de placas quadradas de rocha branca, madeira marrom clara e estanho marrom escuro. Ao lado, a parede de vidro da sala, revelando uma lareira, parece compor uma segunda porta.

O mármore branco Santo Tomas, que já aparece aplicado na parede do hall de entrada, de certa forma acompanha o visitante através da casa. Ele recobre o piso e levanta-se além dele em dois pontos: na sala de estar ele recobre até meia altura a chaminé, no banheiro ele alcança até o teto, de onde uma pequena queda d’água despenca sobre ele. Essa queda d’água ajuda a manter o ambiente frio e eleva a umidade, afinal em Sierra Madre o calor pode ser forte no verão.

Partes dos muros internos e externos são revestidos com basalto escuro. A cor da pedra, sua porosidade e disposição fecham o arco conceitual com a madeira das árvores circundantes e a casa.

A Casa Torres tem uma área construída de bons 550 metros quadrados. O mármore foi fornecido pela empresa Marmol y Arte, de Monterrey, uma especialista em decoração de interiores.

GLR arquitectos

Marmol y Arte

Fotos: Jorge Taboada