www.stone-ideas.com

Arquitetura: Calcário domina a vista externa

(Outubro 2010) Os construtores e arquitetos queriam conferir uma apresentação nobre e elegante às casas do condomínio „La Finca“ em Madri e lograram isso com fachadas de calcário em bege e em dois tons de marrom. Os prédio planos naquela paisagem decididamente cênica são todos bastante incomuns: as construções como a dessas fotos têm sete quartos de dormir, com respectivos closets, e 800 m² de área construída.

A maior parte da fachada é revestida com calcário beige Niwala. A variante Teak, com sua aparência semelhante à madeira, dá o tom e confere vida ao prédio. Outro elemento de destaque é o alinhamento oblíquo dos fundamentos e muros individuais. As rochas foram fornecidas pela empresa Icimar SA, de Madri. Os trabalhos foram conduzidos pela empresa Procisa.

O condomínio em Somosaguas, na periferia de Madri, é composto de 30 casas. Elas todas foram concebidas no mesmo estilo, mas compostas de maneiras distintas. A época de sua conclusão no ano passado foi incomum: tanto no mercado construtivo como no imobiliário escutava-se apenas que elas ainda estavam completamente no chão.

Os arquitetos foram Joaquin Torres (diretor) e Rafael Llamazares (sócio) do escritório A-cero, com sedes em Madri, La Coruña, Dubai, na República Dominicana e no Vietnam. Ambos começaram neste ano mais um projeto incomum na Espanha: construção de casas moduláveis de alto valor.

A-cero (1, 2)

Icimar SA

Procisa

Fotos: Luis H. Segovia