www.stone-ideas.com

Feiras: Bambus na Marmomacc

(Novembro 2010) Tinha razão o colega polonês que me chamou a atenção: num passeio pelos pavilhões da Marmomacc (29 de setembro a 2 de outubro) notava-se que bambus em pedras naturais estavam presentes em muitos estandes. E de fato, em nossa galeria de fotos são mostrados alguns exemplos dessa espécie de gramínea, utilizada pelo setor de rochas ornamentais ora como inspiração para motivos de mosaicos, ora como modelo para peças esculturais.

A empresa italiana Citco, por exemplo, apresentou uma parede de bambus em calcário Desert Honey. Logo ao lado, a novidade apresentada no estande da Citco eram os pavimentos „Liberty“, nos quais latão era combinado em marchetaria com diferentes mármores. Outras criações foram „Animalier“, com marchetaria de mármore Black Imperial em travertino Giallo e também as „Jewels“, de puro ônix.

Foi positivo o clima geral da Marmomacc. A palavra crise não esteve na boca de ninguém. Entretanto, uma atração da feira esteve quase em ponto morto: a iniciativa Marmomacc Meets Design apresentou ainda menos ideias inovadoras para a composição de produtos e foi muito mais utilizada como mera ferramenta para a auto promoção de algumas empresas presentes.

Sobre isso não é necessariamente o caso de se reclamar, afinal havia pelo menos duas composições inusuais de estandes para se apreciar. Em todo caso, no que diz respeito ao enorme potencial mercadológico que o design representa para o setor de rochas, seria desejável que as organizações das grandes feiras promovessem mais o tema. Infelizmente, quatro anos após o lançamento dessa iniciativa, ainda não está claro o que a Marmomacc de fato quer dizer com design.

Recentemente foram divulgados na internet vídeos com entrevistas de designers.

Dica a propósito do tema: na Feira Kamien-Stone, de 10 a 13 de novembro em Poznan, na Polônia, a revista Nowy Kamieniarz divulgará os resultados de seu concurso (polonês). A possibilidade de aplicação desses projetos em produtos do dia a dia foi o foco da competição.

Imperdoavelmente esquecemos de mencionar em nossas notícias do ano passado sobre uma iniciativa da Câmara de Comércio de Verona e dessa vez corrigiremos isso. Nessa edição, sob o título „Il Disegno della Villa” („O Design da Mansão”), havia outra vez ideias para arquitetura de interiores. 33 empresas da província de Verona produziram móveis, pavimentos ou revestimentos de paredes em rochas, madeira ou outros materiais. Foram consultores, ou curadores, da exposição os designers Luca Scacchetti, Barbara Branciforti e Stefano Calchi Novati.

Nós mostraremos alguns dos objetos. Uma brochura com fotos de cada objeto e nomes de todas as empresas participantes pode ser obtida junto à Câmara de Comércio de Verona (Mail).

O prêmio da Associação „Women in Marble“ foi neste ano para a designer Patricia Urquiola, cujo trabalho atual, para a empresa Budri, apresentamos na edição de outubro.

Em textos separados da edição atual, noticiamos sobre outros dois grandes eventos da Feira de Verona.

O número de visitantes da Marmomacc aumentou em comparação ao ano passado em 6%, em todo caso convém frisar que a feira, por não abrir mais nos domingos, é visitada sobretudo por profissionais do ramo. Também é importante destacar que no número de visitantes internacionais houve aumento de 13% e no de expositores estrangeiros de 9%. Mais estatísticas na tabela ao final da galeria de fotos.

Marmomacc