www.stone-ideas.com

Arte: Pinceladas na rocha

(Janeiro 2011) Isso ainda é mosaico, ou já é pintura, ou mais precisamente pintura com rochas? Em sua arte mosaica, Lubosz Karwat libertou-se dos clássicos Tesserae, as pequenas pedrinhas, e empregou uma variedade de tamanhos e formas: ali os cachos de uma lourinha em estilo pop art tornam-se realmente vibrantes porque o artista reproduz a cabeleira luxuriante com cordões de mármore, acolá o motivo cristão do Espírito Santo ganha um dinâmica radiosa porque ele compôs a pomba com um buquê de finas linhas na cor do sol.

Sem dúvida as obras do polonês Karwat são mosaicos, elas certamente são compostas de pequenas rochas combinadas. Mas um pouco de pintura existe sim ali, afinal Karwat compõe as linhas de pedrinhas com se fossem uma pincelada.

Talvez sua forma de arte mosaica tenha suas origens na casa paterna. Seu pai ensinava pintura em uma escola. Isso no entanto ainda não bastaria para inspirá-lo a seguir a arte do mosaico. Depois Karwat cursou uma escola de restauro em Wrocław, no sul da Polônia. Apenas então ele aprendeu o know-how dessas composições.

Hoje ele produz suas imagens para clientes bastante distintos: eventualmente são logotipos para a apresentação de empresas, às vezes são criações artísticas para decorar paredes ou pisos, ou ainda composições com retro-iluminações sem relação com motivos concretos.

Os mosaicos que ele cria a partir de pinturas merecem uma menção especial. Como por exemplo „Jovem Senhora com Luvas Verdes“, de Tamara de Lempicka. Em conversas, ele valoriza bastante o fato de que essas obras não sejam consideradas cópias. Afinal, elas inequivocamente têm expressão artística e valor próprios.

Mas assim, se ele é decidido a respeito de sua arte, também está sempre insatisfeito com seu trabalho: volta e meia ele pega um mosaico e altera suas partes. „Eu preciso melhorá-los sempre“, confirma ele.

Os motivos que ele mais gosta são os abstratos. Ele acredita que seu melhor trabalho até hoje sejam os cachos louros em estilo pop art, que batizou de Madame Lovelock. Este ele deixa como está, e não aceita vendê-lo.

Lubosz Karwat (em polonês)

Lubosz Karwat é fundador e diretor da Associação Polonesa dos Artistas de Mosaico (SPartM, em polonês). Até o momento, a instituição tem nove membros, entre eles Eva Saczka e Wiesław Ratajczak. Mostramos obras destes dois abaixo.