www.stone-ideas.com

Design: Um belo par

(Janeiro 2011) „Green & Stone“ foi o slogan do projeto New Stone Age Design em sua terceira edição, que aconteceu de 5 a 8 de outubro de 2010 na feira internacional da construção Saie, realizada em Bologna, na Itália. As ideias para este tema foram desta vez desenvolvidas pelo designer milanês Francesco Lucchese.

Nós apresentaremos aqui as peças que tinham relação direta com plantas. As outras apresentaremos adiante.

„Power Garden“ foi uma destas ideias. Instalar o verde verticalmente na fachada é o princípio central de seu conceito. Atrás dos chumaços de verde escondem-se floreiras. Esses nichos também podem conter células de energia solar ou ainda mecanismos para regar ou coletar água. O „Power Garden“ pode ser instalado também em paredes para isolamento acústico, ao longo de vias urbanas.

A empresa Odorizzi Porfidi compôs o protótipo apresentado na feira em pórfiro.

Entre parênteses: verticalidades verdes parecem interessar os arquitetos cada vez mais (veja abaixo). Nossa foto mostra vegetais plantados na fachada das Galerias Lafayette de Berlim, no verão 2010.

„Tasca“ („Bolso“) era o título de outra obra. Aqui Lucchese explorou as possibilidades de integração de floreiras em fachadas de rocha ornamental. Os „bolsos“ eram cortes decorativos, através dos quais as plantas podem proliferar, de modo que a fachada possa mudar sua cara durante o ano, conforme o crescimento ou desfolhamento da vegetação.

A empresa que fornece o produto é a Marmi e Graniti d’Italia Sicilmarmi. O material era Pietra di Ponente.

„Oh, Romeu“ referia-se à particularidade das residências na região italiana do Vêneto: seus peitoris marcantes e grandes foram espichados pelo designer para conter floreiras. Diretamente embaixo delas pode ser instaladas luminárias. O nome refere-se à história de Romeu e Julieta, ambientada em Verona, a segunda maior cidade do Vêneto.

O peitoril foi produzido pela Anzilotti Marmi em mármore branco de Carrara. Dimensões: 100 x 32 x 18 cm.

„Azulejos“ era o nome de outra ideia: ela emprega os padrões deste revestimento típico de Portugal e Espanha e acrescenta a eles potes de flores. Também é possível fornecer aqueles padrões em três dimensões. E as linhas, que na maioria das vezes nesses revestimentos são azuis, podem ser verdes.

Tipos de rochas: mármores Bianco Lasa e Verde Imperiale. Produtor: Margraf.

Em „Pouf Urbano“ („Mangas Urbanas“) o foco eram as árvores urbanas. Para sua proteção, está envolvido em um pote de flores, que cresce em fatias radiais. Essas servem de assento para os moradores.

Foram utilizados diferentes tipos de rochas. O diâmetro é de 150 cm e a altura de 45 cm. Produtor: Formigari Group Dalle Nogare.

Por fim, „Fiore“ („Flor“). Aqui a planta torna-se um abstrato quadro de parede, nos quais cilindros de rocha cheios e vazios compõem uma imitação da silhueta da planta.

Produtor: Grassi 1880 com diferentes tipos de rochas.

New Stone Age Design é uma iniciativa conjunta da organização da Feira Saie e federação de indústrias Confindustria Marmomacchine com o selo Pietra Autentica.

Francesco Lucchese

Fotos: Francesco Lucchese

Links para verde na construção:

Patrick Blanc

Window Farms

Garden Tower, Hotel Intercontinental, Santiago de Chile

World Green Roof

Furnibloom

Chengvogl: Shinjuku Gardens

Eathouse

Inhabitat