www.stone-ideas.com

Design: Gooooooooooooool

(Fevereiro 2011) Uma calçada da fama, como a de Hollywood e outras cidades, chegou agora também a Dortmund, na Alemanha. Enquanto em outros lugares isso envolve atores, essa cidade industrial rende homenagens a seus jogadores, mais especificamente os do time local, o Borussia BVB. O motivo da iniciativa veio com o jubileu de 100 anos em dezembro de 2009. Que em setembro do ano seguinte o caminho da fama já reunisse 100 placas comemorativas, diz muito sobre o significado que o futebol tem lá.

A ideia foi do diário local, „Ruhr Nachrichten“. O entalhador de rochas André Faure, ele próprio fã da equipe, colocou sua ideia na prática: tomou placas de granito negro indiano, cortou-as em dimensões de 30 x 30 cm e 8 cm de espessura, poliu-as e colocou em seu centro uma estrela de bronze. Com isso foram homenageadas as cores do clube, preto e amarelo. O peso total da placa é de 35 kg.

A placa lembra os momentos cintilantes da história do clube, com títulos e vitórias em competições internacionais. Também há lembranças de grandes jogadores e funcionários.

O preço de uma estrela, incluindo sua colocação, alcança 3999 Euros. A placa mostra em bronze o nome da pessoa ou do acontecimento. Acima fica o logotipo do patrocinador da iniciativa, abaixo o do jornal „Ruhr Nachrichten“. As placas com suas estrelas estão dispostas do estádio do clube até a praça Borsigplatz, com diferentes distâncias entre si. Faure forneceu todas as 100 placas.

E o prazo de validade? „Após alguns meses, as rochas em certas áreas parecem talhadas ao invés de polidas“, diz André Faure. Com o bronze acontece o contrário: onde muitos passantes encostam, o metal reluz, do contrário – se não tocado – fica opaco. Bronze teria eventualmente sido melhor, afirma Faure.

Na internet há um site com guia interativo, no qual um clic resulta em informações específicas, e para crianças há um outro site com um jogo e suficientes informações sobre as ligações entre cada patrocinador e o clube.

O Borussia BVB é o único time de futebol alemão cujas ações podem ser negociadas na bolsa de valores.

(Suplementação do nosso correspondente na América Latina, Marcelo Oliveira da Silva) O Grêmio Porto Alegre é primeiro clube brasileiro a criar uma „Calçada da Fama”, para homenagear jogadores que se destacaram na história do clube, alem dos capitães das maiores conquistas do Grêmio. Esta escolha, foi feita pela primeira vez, em 1996 com participação da Diretoria, Conselheiro Deliberativo e jornalistas. Apartir de 1999, a cada dois anos, ocorre uma nova seleção de nomes que deverão ser incluídos na „Calçada da Fama Tricolor”, escolhidos pela Diretoria e pelo Conselho Deliberativo. Até o momento os contemplados são os seguintes: Adilson, Airton, Alcindo, Altemir, Ancheta, Áureo, André Catimba, Baltazar, Calvet, China, De León, Dinho, Ênio Rodrigues, Edinho, Foguinho, Iura, Jardel, Joãozinho, Juarez, Leão, Marino, Mauro Galvão, Mazaropi, Milton, Ortunho, Oberdan, Pingo, Renato, Sérgio Moacir, Tarciso, Espinosa , Zinho, Luiz Eduardo, Valdo e Sandro Goiano.

BVB Walk of Fame (em alemão)

Entalhador de rochas André Faure (em alemão)

Fotos: André Faure