www.stone-ideas.com

Design: Pedra artificial para o mundo virtual, rochas ornamentais para o jubileu italiano

(Junho 2011) Desde que as animações computadorizadas tornaram-se parte da produção de filmes, alguns deles passaram a ser, na verdade, nada mais do que enormes blocos de dados em computadores de alta capacidade. Durante o Fuori Salone deste ano em Milão, a empresa DuPont inverteu essa lógica: ela tomou cenas do novo filme „Tron: Legacy“ e tornou-as realidade concreta, mais especificamente com sua pedra artificial Corian.

Na foto principal, mostramos um dos Light Cycles (motocicletas-luz) do filme. Ela foi produzida com cerca de 100 peças nas cores Corian White Glacier (branca glaciar) e Nocturne (noturna).

Entre outras coisas dessa produção, também cenas do filme original, dos anos 80.

Por outro lado, vários outros expoentes do Fuori Salone se concentraram no passado. O motivo veio do fato de que neste ano a Itália comemora 150 anos de sua unificação.

„150 Y Italian Beauty“ („150 Anos de Beleza Italiana“) foi o título da apresentação. O arquiteto Roberto Semprini assinou a direção geral, a empresa de rochas ornamentais Il Casone colocou sob o título „Itália“ essas letras compostas em seu arenito Pietra Serena e fez de cada uma delas uma pia individual.

Outros objetos de rocha da empresa com o mesmo material eram as luminárias „Bernini“. Elas tinham a forma de uma coluna retorcida, também conhecida como salomônica, tal qual foi concebida por esse grande mestre, no ano de 1624, para ser o baldaquino na Catedral de São Pedro. A fonte de luz era fogo no topo da coluna, produzido por bioetanol.

Outro objeto era a luminária de parede (arandela) „Profilo Italiano“ („Perfil Italiano“). Ela forma a silhueta da bota italiana, tal como se vê nos mapas, estilizada radicalmente no corte longitudinal.

Il Casone

Fotos: Jill Leonardi

Também o Cosentino Group, da Espanha, pagou seu tributo ao jubileu italiano. Para a ocasião, o arquiteto milanês Gritti Rollo desenvolveu um sofá nas cores nacionais dos anfitriões. O material utilizado foi pedra artificial Silestone.

Cosentino (espanhol)

Gritti Rollo

Foto: Cosentino

Voltemos às rochas ornamentais, mais especificamente para a „Natura Collection“ de Antolini Luigi, desenvolvida pelo designer Domenico de Palo. „Geisha“ usa motivos do extremo oriente, „Spizzo“ lembra trabalhos de crochê. „Avata“ e „Verano“ buscam seus motivos no mundo vegetal. Foi utilizado gabro Nero Impala com anortosito Labrador Antique.

Antolini Luigi

Domenico de Palo

Fotos: Antolini Luigi

A Lithos Design apresentou sua nova coleção „Nuance“, com design de Raffaello Galiotto. Ela é composta de 6 placas revestindo a parede no formato 80 cm x 40 cm, em arenito Pietra Serena de Il Casone. Mostramos aqui três padronagens: „Crine“, „Vello“ und „Tartan“.

Lithos Design

Raffaello Galiotto

Fotos: Raffaello Galiotto

A Decormarmi apresentou novidades de sua coleção Kreoo. Ali foram combinados em móveis elementos de rocha e madeira, ressaltando que o sistema permite diferentes possibilidades de combinação. O designer é Enzo Berti.

„Oasi“ („Oasis“) é composto de placas de travertino com um assento de madeira superposto. „Shiro“ é uma estante de parede em mármore e madeira. „Arcaico“ é uma mesa onde o tampo de mármore é sustentado por uma construção metálica. „Arcaico“ pode ser montado nos formatos de „L“ ou também de ferradura. Diferentes materiais podem ser utilizados no tampo e diferentes tipos de rochas nos pés da mesa.

Kreoo

Fotos: Decormarmi

Por fim, voltemos uma vez mais à DuPont, a sua pedra artificial Corian e à instalação „Tron designs Corian“. Lembrando: o filme original, „Tron“, chegou aos cinemas em 1982 e mostrava pessoas lutando contra programas no disco rígido de um computador de games. Ficou famosa uma cena de corrida com motocicletas-luz sobre trilhas de platina.

Para o Fuori Salone também foi produzida uma motocicleta-luz do filme original, na qual o motorista sentava-se também sobre o assento do caroneiro.

Outras duas cenas que podiam ser vistas em Milão foram a cozinha com área para jantar e área externa – comida e bebida parecem ser necessárias também no mundo digital.

Tron designs Corian

Video: Corrida das motocicletas-luz

Fotos: Leo Torri para DuPont™ Corian®

O Fuori Salone aconteceu em Milão simultaneamente com a mais importante das feiras internacionais de móveis, o Salone del Mobile, de 12 a 17 de abril 2011. Marca registrada do evento é o ponto de encontro para criadores e também o fato de que qualquer lugar poder ser utilizado para uma apresentação. Em razão disso a feira acontece em diferentes locais abertos (Fuori, ou fora, como o nome indica) da cidade. A feira de móveis comemorou neste ano sua 50a edição.

Fuori Salone

Estatísticas de visitação da Salone del Mobile