www.stone-ideas.com

Feiras: Visitantes foram artigo raro na Stonetech

(Junho 2011) É conhecida entre os visitantes ocidentais de feiras chinesas uma visão peculiar no último dia, a partir das 12h: enquanto ainda se conversa nos estandes, nota-se com o canto do olho como placas de rochas ornamentais começam a mover-se em direção à saída principal. Pouco depois começa a procissão de mesas, poltronas e pôsteres, sendo que no mais tardar às 16h os pavilhões já estão completamente esvaziados e abandonados.

Dessa vez tivemos na Stonetech de Beijing (de 20 a 23 de abril) essa experiência invertida já no segundo dia: então uma grande placa de rocha polida peregrinava completamente sozinha pela área da feira, mas então da entrada para dentro de um pavilhão, onde os entregadores deixaram-na… no meio do caminho.

Martin Lee, da empresa Sino Origin Holding, nos contou o que aconteceu: tratava-se de gente de uma pedreira das redondezas, que de algum modo conseguiu penetrar na área da feira e trataram de apresentar assim sua nova variante de rocha…

No que toca à reportagem sobre a feira em si, não podemos falar de nada muito divertido ou otimista: ela se encontra em uma avançada crise, o que se manifestou no pequeno número de visitantes. Os números exatos informaremos mais tarde, tão logo sejam apresentados.

A própria área da feira sublinhava o declínio desta que já foi uma das maiores mostras do setor na China: os pavilhões estavam realmente fáceis de se visitar no centro da cidade, mas para uma feira numa capital estavam incomodamente depauperados. Que o organizador não tenha usado sua nova área nas aforas da cidade já diz muito.

A situação se deixa explicar em duas grandes razões: por um lado, a data da Stonetech está muito próxima da feira de Xiamen, que aconteceu apenas um mês antes. Por outro, ela não marcou um perfil próprio. Se o fato de ela pendular entre Shanghai e Beijing é positivo ou não, não temos como avaliar.

Em todo caso, os organizadores parecem já ter tomado atitudes para sair da crise: a Stonetech deve tornar-se „o“ evento de design e arquitetura.

Para isso foi convidado nesse ano o designer italiano Raffaello Galiotto, levado pela empresa Lithos Design. Além disso, houve palestras em dois dias, cujo sonoro nome era „China International Stone Design Summit“ (Cúpula Internacional do Design de Rochas). Entre os palestrantes convidados para falar do tema, estava também Peter Becker, da BusinessStone.com.

Contudo, o marketing da organização deixou transparecer que suas pretensões com a iniciativa não eram sinceras, pois na internet não havia como encontrar nada a respeito desse programa específico. Com isso o interesse do público registrou 80 assistentes.

Para o ano que vem, a Stonetech acontece novamente em Shanghai (de 25 a 28 de abril de 2012).