www.stone-ideas.com

Arquitetura: Uma casa com muitos olhos sobre a paisagem

(Agosto 2011) A inclinação é escarpada e árdua no topo da localidade Ripatransone. Um contra-ataque foi o que os moradores de lá receberam, depois do esforço de carregar material de construção para uma casa, da qual uma vista pitoresca se espraia longe sobre a paisagem.

Com sua construção na província italiana de Ascoli Picena, perto da costa adriática, o arquiteto Fabio Barilari fez justiça ao nome com o qual batizou seu projeto: „Picture House“ (em português algo como „Construção Pictórica“), o qual oferece amplas surpresas.

O que mais chama atenção são as janelas. Elas têm tamanhos incomuns e todos diferentes entre si, à parte de um ordenamento incomum nas paredes externas da casa.

O conceito para a fachada e janelas Fabio Barilari, da Barilari Arquitetos, sublinha assim: „Os olhos amplamente abertos para a beleza do entorno“. No interior dela, se compreende melhor o que ele quer dizer. Os degraus mais largos ou o sofá de madeira estão ali para convidar „a sentar-se e desde a casa olhar para fora“.

Porém diferente de um cinema, onde a contemplação das imagens pelo espectador se dá através de uma grande tela, Barilari colocou ao lado de janelas panorâmicas algumas frestas de espiar, outras tipo seteiras ao gosto de franco-atiradores. Delas se tem sempre um outro recorte sobre o que se passa na natureza lá fora.

Por fim, ali a fachada foi composta com velhos tijolos e restos de rochas naturais. Esses tiveram origem na construção anterior, no mesmo local, e foram usadas como revestimento das paredes de sustentação em concreto. O reaproveitamento de velhos materiais e também a técnica de construção manual das paredes foram típicas das construções nessa região pobre.

Fabio Barilari (italiano)

Ripatransone (italiano)

Fotos: Fabio Barilari