www.stone-ideas.com

Design: Ladrilhos de antigos castelos

(Agosto 2011) Exclusividade é a marca registrada da empresa britânica Lapicida. Isso vale, entre outros, para os tipos de rochas que são obtidas no mundo inteiro. „Nós trabalhamos apenas com rochas ornamentais de classe A e descartamos todas as outras“, responde a porta-voz da empresa, Karen Rowe.

Um outro aspecto da exclusividade é o ramo de negócios „Antique and reclaimed“, em português: „antigo e recuperado“. Trata-se de, por exemplo, pedaços de piso de castelos franceses, encontráveis apenas em limitadas quantidades de metros quadrados, em certos casos marcados com o selo de uma família nobre.

„Bespoke“ („personalizado“) é outro ramo de negócios. Esse trabalha junto com arquitetura de interiores e designers para criar uma planejamento individual de acordo com o desejo do cliente. „Colaboramos com grande número de casas do mais alto nível na Grã-Bretanha e no exterior, para as quais fornecemos escadas, piscinas 100% em rocha e banheiros completos“, afirma Karen Rowe. Em sua apresentação, a empresa deixa perceber que sabe oferecer um atendimento condizente com clientes exigentes.

A conclusão dos projetos é conduzida por especialistas da própria empresa – conforme indica seu nome, que designa em latim entalhador de rochas. Em suas oficinas, as máquinas são sempre de última geração.

A ideia que originou a empresa veio de uma viagem. Em 1984, Jason Cherrington visitou com seu pai, um especialista em telhados, o extremo oriente e lá encontrou revestimentos de rochas. Ele reconheceu seu potencial de mercado e desde então fez da Lapicida uma especialista para diferentes aplicações destes produtos.

A sede da empresa fica em Harrogate, North Yorkshire. Ali ela mantém um show room com 20.000 pés quadrados de área (1800 m²), o qual foi condecorado em 2010 com o prêmio britânico Northern Design Awards. Um espaço expositivo adicional está em Londres.

Com a marca Fired Earth é mantida uma cooperação. Ao lado disso, são oferecidos produtos de empresas de design, como a italiana Lithos Design.

No que tange à aplicação de novas tecnologias em marketing, a Lapicida está bastante à frente. Ela mantém vendas na internet, onde se pode adquirir por exemplo um Rolex Pietra Dura, e oferece um aplicativo para Stone-Design.

Lapicida

Fotos: Lapicida