www.stone-ideas.com

Feiras: abandonando a mera matéria prima

(Agosto 2011) Finalmente. Finalmente aparece no setor de rochas ornamentais um prêmio para inovações, tal como já acontece há tempo em outros setores. E mais: ele livra-se do caráter paroquial e se estende a empresas de toda a Europa.

Primeiro foi entregue na feira Stone+tec, de Nurembergue, o prêmio Stone+more Award. Seu título deixa imaginar o que se homenageia: ideias com as quais se pode fazer mais de rochas naturais. A ideia foi de Willy Hafner, redator chefe da revista Stein.

As associações de produtores de rochas naturais, pavimentos e entalhadores se ocuparam da implementação. Os patrocinadores foram o conglomerado de empresas Naturstein Kompetenz (que reúne Gutjahr, Lithofin, Mapei, Rock e Mineral Consulting), a empresa König Schmieder e a Feira de Nurembergue.

Aqui apresentamos algumas das 19 inscrições exibidas. E nisso não destacamos especialmente os vencedores do prêmio.

Uma observação paralela: o fato de que todos os projetos inscritos foram apresentados na feira trouxe para alguns deles imensos sucessos de marketing – antes de algumas apresentações havia longas e insistentes filas. Nos casos em que nenhum representante da empresa em questão se fez presente, perdeu-se uma excelente oportunidade de negócio.

Em breve deve ser publicado uma descrição desses projetos em alemão em inglês e assim que possível atualizaremos essa reportagem com um link para essas descrições.

Alguns desses projetos já comentamos em reportagens anteriores, portanto esses seguem apenas com seus links:

Lâminas de rochas móveis: Kirchheimer Kalksteinwerke, Alemanha

Coleção „Nuance“: Lithos Design, Itália

Coleção „Kreoo“: Decormarmi, Itália

Coleção „Natura“: Antolini Luigi, Itália

Grauvacas com ranhuras: Quirrenbach, Alemanha

StonExperience, Simulação em 3D: Marmi Bruno Zanet, Itália (1, 2)

Uma cozinha para exteriores foi apresentada pela empresa Schwanekamp. Nela não apenas as gavetas deixam-se fechar e abrir, como também o tampo do fogão, que pode ser recolhido manualmente com um movimento simples, de modo que a instalação fica protegida em qualquer condição meteorológica. Ela foi batizada de „Zenit“.

Schwanekamp, Deutschland

Também em uma ideia para cozinha baseia-se o projeto „Granit hoch 4“ („Granito na Quarta Potência“) da Böck Natursteintechnik. Os lados frontais são compostos de 2,5 mm de rocha sobre uma colmeia de alumínio. Assim ela tem a leveza da madeira maciça e contudo a robustez da rocha. Um dos lados do móvel de cozinha foi deixado com a textura de um bloco bruto. Especialmente atraente é uma película de ônix, retro-iluminada.

Böck Natursteintechnik, Alemanha

Com várias inscrições nessa edição, participou também a empresa Ströhmann Steinkult. Mostramos aqui uma inovadora composição de superfícies e um artifício para fixar paredes de vidro em banheiros de rocha, chamado „Keep up“.

Ströhmann Steinkult, Alemanha

Da empresa belga Parnass veio a ideia de um sistema de transporte de madeira, chamado „Deltarack“. Ele não é apenas leve, mas também pode ser adaptado de acordo com o local desejado. Encontra-se em desenvolvimento uma versão descartável do produto.

Parnass, Bélgica

Duas inovações em termos de lápides mortuárias foram apresentadas pela empresa Herzberg Konstruktionen. Uma delas foi um guindaste de 3 pernas, com o qual rochas muito pesadas podem ser manobradas com exatidão por manivelas. Assim elas podem ser colocadas com precisão de milímetros, o que é permitido por um novo ancoramento em metal nobre sobre uma fundação. Essa ideia promete terminar com qualquer dificuldade para a abertura da lápide.

Herzberg Konstruktionen, Alemanha

Rochas também podem servir como proteção contra tiros e mesmo em ataques com armas pesadas, para isso ela deve ser aplicada em camadas intercaladas com outros materiais. A nova tecnologia foi desenvolvida pela Grein Tec. Em breve apresentaremos isso em detalhe.

Grein Tec, Áustria/Itália

Outras inscrições:

Serra 100% automática, Burkhardt, Alemanha

Aplicação perfeita de placas de cobertura: Guma-Blocks, Bélgica

Ancoramento de placas em fachadas: Franken-Schotter, Alemanha

Modelagem em 3D: Pronag, Alemanha

Rejuntamento preciso: J. König, Alemanha

Fotos: Divulgação das Empresas / Peter Becker