www.stone-ideas.com

Fieras: Desejo por produtos voluptuosos

(Novembro 2011) Muito daquilo que vimos de novidades em nossa visita à Cersaie, ou que lemos nos releases de imprensa da indústria cerâmica, apontam para boas chances para rochas ornamentais na decoração de interiores. A feira anual em Bolonha, que desta vez aconteceu de 20 a 24 de setembro, é tida como o mais importante encontro do setor para a composição de banheiros.

Assim parece existir uma demanda crescente por vivacidade em revestimentos de parede. Isso se mostra em vários produtos cerâmicos: eles apresentam padronagens que se projetam minimamente da placa e convidam ao toque ou à contemplação de suas linhas.

A suspeita de que irregularidades tanto na padronagem quanto nos materiais representam para o consumidor um atrativo especial pode ser confirmada também pelo fato de que o setor de cerâmica já consegue produzir imitações de rochas ornamentais ou madeira de excelente qualidade.

Algumas empresas do setor de rochas já identificaram essas tendências. Assim já noticiamos mais de uma vez sobre revestimentos de rocha em cuja superfície foram trabalhadas estruturas tridimensionais, além da decisão de não mais evitar as irregularidades desse material.

„Produtos Voluptuosos“ poderia ser o slogan para capturar corretamente o desejo do cliente atual. Trata-se de estimular tanto quanto possível os cinco sentidos humanos.

Como de hábito, o setor de cerâmica mostrou mais uma vez na feira criações originais e coloridas. Contudo nos pareceu que os tons pulsantes (com os quais o setor de engineered stone já tentou conquistar mercado) desapareceram. Pelo menos no momento, mesmo que o slogan „Colour your life“ (Dê cor a sua vida) estivesse evidente em todos os pavilhões.

Nos formatos se viu grande número de novos ângulos retos. E no que toca aos tamanhos dos revestimentos, parece que com 1,20 m foi alcançada a maior dimensão possível para produtos fabricados em série.

Duas coisas devem ainda ser ressaltadas. Mais uma vez a feira de Bolonha se dirigiu aos cidadãos, ao colocá-los em contato com vitrinas dispostas no centro da cidade, através da iniciativa „Cersaie downtown – le strate di design“ (A Cersaie na cidade – as ruas do design). E o congresso que ocorria em paralelo à feira dedicou-se mais uma vez à arquitetura e assim ao final logrou levar seus participantes a uma visita aos estandes.

Em nossa galeria de fotos mostramos produtos, também em rochas ornamentais, e estandes da feira. As estatísticas encontram-se ao final, em uma tabela. Como no caso dos números da Marmomacc, ali se revelam também as atuais dificuldades do mercado interno italiano: em Bolonha aconteceu pela primeira vez de os visitantes estrangeiros superarem os locais.

Cersaie 2012, 25. – 29. Setembro